21 de janeiro de 2009

Famille Tripes

E fuçando nos arquivos do Dailymotion esta semana descobri uma página sobre culinária bastante interessante, chama-se Family Tripes - literalmente Família Tripas.

O programa é apresentado por um casal super divertido: os conceituados jornalistas e críticos gastronômicos Antonella Latus e Philippe Toinard. A série Family Tripes tem ao todo 20 vídeos de 3 minutos cada, mostrando receitas deliciosas nas quais as vísceras são os ingredientes principais.

Segue abaixo um de meus vídeos preferidos da Family Tripes, no qual Philippe Toinard prepara uma torta de coração de boi com cerveja escura para os amigos que estão na sala vendo rugby pela TV. A cada etapa da receita ele corre para a sala espiar a partida, contando a situação do jogo cada vez que volta à cozinha - um verdadeiro one man show.

video

Os pratos a base de vísceras são muito comuns na França - eu, particularmente, sou fã de carteirinha das triperies. Com exceção de algumas receitas regionais, o Brasil não tem muita tradição no uso desses ingredientes na cozinha, mesmo estando próximo da Argentina - que é outro país que utiliza com maestria as vísceras em seus pratos. Mas independente de apreciar ou não esse tipo de comida, vale a pena conferir os vídeos divertidos da Family Tripes para conhecer um pouco mais sobre as triperies - uma das numerosas especialidades da gastronomia francesa.

Você pode ver todos os vídeos da Family Tripes através do site Produits Tripiers, que também apresenta muita informação sobre o assunto, receitas de grandes chefs e uma agenda de bons endereços em toda a França para você degustar uma boa triperie.

Nenhum comentário: