26 de janeiro de 2009

SS France no hotel Marcel Dassault

Até o dia 9 de fevereiro quem passar pelo hotel Marcel Dassault poderá ver a ponta do casco do mítico transatlântico France exposta na cour do hotel.

Com 3,51m de altura e pesando mais de 4 toneladas, essa parte do navio tem valor estimado entre 60.000,00€ e 80.000,00€. Ela e os demais vestígios do navio histórico serão leiloados nos dias 8 e 9 de fevereiro próximo.

O transatlântico France foi inaugurado por Charles de Gaulle em 11 de maio de 1960, e colocado em operação comercial dois anos mais tarde pela Compagnie Générale Transatlantique. Construído na época para ser o maior, mais rápido, confortável e seguro navio do mundo. O France tinha 315,66m de comprimento, sendo luxuosamente mobiliado e decorado pelos pintores da Escola de Arte de Paris.

Na foto de 1974, o France ancorado no porto de Hong-Kong.

No período em que pertenceu à C. G. Transatlantique o navio realizou inúmeras travessias do atlântico (o que fazia em apenas 5 dias), além de diversos cruzeiros de volta ao mundo. Porém, em 1969 a empresa começa a enfrentar dificuldades econômicas provocadas pela evolução meteórica do transporte aéreo e pela forte concorrência com o recém costruído Queen Elisabeth 2.

Em 1975 o cantor Michel Sardou escreveu e gravou Le France para tentar salvar o navio, mas nem o estrondoso sucesso da canção de Sardou adiantou - em 1977 o France finalmente é vendido para um negociante saudita, que o deixou abandonado de 1977 a 1979 até que fosse vendido para a empresa norueguesa Norwegian Caribbean Lines. O navio, então rebatizado de Norway, passa a operar cruzeiros pelo Caribe.

Triste cena: ao fundo, o Blue Lady em 2007 aguardando pela demolição.

Depois de sucessivas modificações que descaracterizaram tanto sua identidade visual quanto seu projeto mecânico original, o navio passa a sofrer avarias cada vez mais severas - uma particularmente grave: a explosão de uma caldeira que provocou a morte de vários marinheiros no porto de Miami em 2003 e condenou o navio ao completo desmantelamento. Em 2005 ele é então rebocado para um porto na Malásia onde é rebatizado de Blue Lady - um nome que condiz bem com sua condição: Blue Lady, que em tradução literal significa dama azul também pode ser entendido como dama triste. O navio foi demolido e completamente desmontado na Índia no início do ano passado.

Hotel Dassault
7, rond-point des Champs Elysées
Metrô: Franklin D. Roosevelt linhas 1 e 9


Foto menor: imagem da gloriosa inauguração do France em 1960.

Nenhum comentário: