14 de outubro de 2009

Serge: o coelhinho do metrô parisiense

Seu nome está longe de ser uma unanimidade: Lapin du métro parisien, Lapin rose e Lapin RATP são algumas das denominações recorrentes dadas a Serge, o simpático coelhinho que aparece nos avisos dos trens do metrô e do RER parisiense. Mas independente da divergência em torno de seu nome, uma coisa é incontestável: essa emblemática figurinha faz parte da vida cotidiana de qualquer parisiense.

O coelhinho Serge pode ser visto nos adesivos de sinalização em todos os trens da RATP, orientando os usuários para que tenham cuidado com as mãos durante o procedimento de abertura e fechamento automático das portas. O pobre coelhinho rosa de roupa amarela está com os dedos presos às portas do metrô parisiense desde 1977, quando surgiu pela primeira vez na linha 1. De lá, seguiu em 1980 para as demais linhas da RATP, visando, sobretudo, chamar a atenção das crianças e dos jovens que utilizam os trens. Sua imagem tornou-se tão difundida que na década passada outras cidades francesas também passaram a adotá-la em suas redes de transporte metropolitano.

Serge está estampado em camisetas e relógios da loja de souvenir da RATP.

Curiosamente, em alguns modelos de trens operados pelo metrô de Paris como o MF67 (linhas 2, 3, 3bis, 5, 9, 10 e 12), o MP59 (linhas 4 e 11) e o MP73 (linhas 6 e 11), o risco de maior preocupação do coelhinho não é com relação ao fechamento, mas sim com a abertura das portas: quando se abrem, as portas desses trens são as que deslizam mais bruscamente para o interior do revestimento dos vagões e alguém com a mão espalmada sobre a porta pode tê-la prensada entre a folha da porta e o revestimento no momento da abertura.

Assim era o coelhinho Serge nos anos 70: já distraído naquela época, costumava prender os dedos nas portas de acesso às plataformas das estações.

Graças às experiências empíricas realizadas por este Joãozinho que vos escreve, posso garantir a vocês: Serge tem toda a razão - ter a mão pinçada pela porta de um MF67 dói pacas. O coelhinho bem que avisou, mas num momento de distração… Voilà la main du petit Jean là !

O famoso adesivo do metrô parisiense: coelhinho para chamar a atenção das crianças, aviso áustero em 5 idiomas para orientar os adultos.

O primeiro coelhinho criado pela RATP era um pouco diferente do atual, e orientava os usuários sobre o cuidado que devemos ter ao passar pelas portas automáticas de acesso às plataformas das estações. Tempos mais tarde o coelhinho foi redesenhado e passou a alertar os usuários do metrô sobre a segurança no interior dos trens. Sempre por perto do distraído Serge podemos ler a advertência sobre as portas em francês, inglês, alemão, espanhol e italiano. Apesar da mensagem traduzida não ser idêntica entre os idiomas, o sentido é o mesmo - além do mais, a cara de surpreso do coelhinho é um exemplo clássico da imagem que vale mais que 1.000 palavras.

Portanto, uma vez no interior dos trens do RER ou do metrô, preste atenção ao aviso do coelhinho Serge e tenha cuidado durante a abertura e fechamento das portas nas estações.

Nenhum comentário: