30 de maio de 2010

Grégory Lemarchal

Se você já esteve em Paris pelo menos uma vez, deve ter ouvido falar, ouvido uma canção ou ao menos visto o rosto de Grégory Lemarchal estampado na capa de algum livro, revista ou CD.

Infelizmente, esta jovem promessa da música francesa nos deixou cedo demais. Quando ainda tinha menos de 2 anos de idade foi diagnosticado com fibrose cística, uma doença genética grave e incurável que ataca os pulmões.

Ainda na infância, Gregory Lemarchal já demonstrava seu talento ao participar de concursos de música ao redor da França. Em 2004, aos 21 anos de idade, participou da quarta edição do concurso televisivo Star Academy veiculado pelo canal TF1, o qual venceu com uma preferência popular de 80% sobre sua oponente na grande final. Na ocasião, o Star Academy foi acompanhado por quase 9 milhões de telespectadores. Já no ano seguinte foi lançado seu primeiro CD, Je deviens moi, sendo premiado com os discos de platina e de ouro.


Em 2006, Gregory Lemarchal recebeu o prêmio de Révélation Francophone de l'Année e saiu em tournée pela França, Suíça e Bélgica. Porém, já no início de 2007 ele é obrigado a anunciar uma pausa em sua carreira por conta de problemas de saúde - ainda que estivesse dedicado durante parte desse período à produção de seu segundo álbum.

Pouco tempo depois, seu estado de saúde se agrava e em abril do mesmo ano é hospitalizado na cidade de Suresnes, precisando com urgência de um transplante de pulmão que nunca chegou a ser realizado. No dia 30 de abril de 2007, Gregory Lemarchal foi vencido pela doença aos 23 anos de idade.

O cantor ao lado do pai: apoio familiar em momentos de gloria e de dificuldade.

Dias depois a rede de televisão TF1 realizou um especial chamado Grégory: la voix d'un ange, que prestou homenagem ao cantor e arrecadou fundos para a luta contra a fibrose cística, tendo sido acompanhado por mais de 10 milhões de pessoas. No final de 2007, o programa Star Academy homenageou Lemarchal, arrecadando 6,3 milhões de euros para auxiliar as vitimas da doença.

Em 2008 seu álbum póstumo, La voix d'un ange, cujas canções foram escolhidas pelos pais do cantor, recebeu o Platinum Award da Federação Internacional da Indústria Fonográfica. E mesmo hoje, quando tomo nas mãos um de seus CDs, ainda é difícil de acreditar que Grégorie Lemarchal se foi tão cedo e com uma carreira tão promissora ainda por ser trilhada.

Mas apesar da tragédia pessoal com a qual, desde tão, cedo Grégory Lemarchal precisou aprender a conviver, foi através do talento para a música que ele acabou se tornando um ícone nacional.


Para conhecer mais a vida e o trabalho de Grégory Lemarchal acesse:

5 comentários:

Anônimo disse...

Se foi cedo demais .. Grégory PRA SEMPRE <3

Anônimo disse...

Estou assistindo ao Star Academy aqui em Paris onde estou passando ferias e vi um video sobre o Gregory...meu frances e muito ruim, mas percebi que era alguma homenagem postuma....custei a acreditar que eu tinha entendido certo, ate procurar na net e achar o seu blog com o relato sobre a carreira do Gregory...triste demais....bonito e super talentoso para morrer tao cedo... e uma pena! =( fiquei ate curiosa para ouvir algumas musicas dele...vou procurar...
Parabens pelo blog!!

Bjss e Feliz Natal!
Elaine

Anônimo disse...

Nao sei porque esse video entrou no meu histórico do telefone, nunca tinha ouvido falar nesse cantor, por incrível que pareça deste então preciso escuta/lo pelo menos 1 vez ao dia. Ele me chama...e como quem diz: "ouça-me", não me deixe morrer. O mais incrível é a tradução da música,tenho feito minha parte.
Gregory permanece vivo em mim..até quando? nâo sei.

Professora Cheila com C disse...

Este anjo foi arrebatado para cantar no céu!!!

Unknown disse...

Nunca havia ouvido falar desse rapaz más, certa vez ví uma cantora chamada Chimene Bade num programa na tv5 Monde e gostei muito aí, fui no Youtube ver seus vídeos. Num desses vídeos ela cantava com um jovem cantor e fiquei maravilhada com sua voz e procurei ver mais vídeos dele. Ví vários vídeos e fiquei encantada e pra surpresa minha cheguei num vídeo que parecia uma homenagem póstuma com vários cantores. Não falo muito francês más, deu pra entender. Fiquei chocada! Muito triste com a morte prematura desse jovem com apenas 23 anos.Lí todas sua história é chorei de tristeza!