16 de janeiro de 2012

Coquelicot Montmartre

Os amigos paulistanos Fabrício e Nádia acabaram de voltar de Paris e trouxeram na bagagem uma boa dica aqui para o blog.

Durante um café da manhã fora do hotel eles ficaram positivamente impressionados com a boulangerie, pâtisserie, café e bistrô Coquelicot, que fica pertinho do metrô Abbesses em Montmartre - com tantas especialidades, acaba sendo um tanto difícil saber se o estilo do lugar está mais para padaria ou para restaurante.

O ambiente é tranqüilo e a decoração lembra a das casas do interior da França. Os pães, os doces de pâtisserie e os pratos quentes do cardápio são pra lá de convidativos. Apesar da baguete tradicional (baguette tradition) da Coquelicot ter ficado em 7° lugar no Grand Prix de la Baguette de la Ville de Paris em 2009 - o concurso anual que elege a melhor baguete da cidade - é a Picolla, uma baguete trançada de casca mais fina, a grande estrela da boulangerie.


Alguns pães especiais são servidos alternadamente em dias específicos da semana. Experimente a Paume (pão criado em colaboração com o chef estrelado Alain Passard) e o Pain Complet, servido às terças, quintas e sábados. Imperdível é o exclusivíssimo Pain au Coquelicot - um pão de grãos de linhaça e girassol finamente aromatizado com essência de papoula (coquelicot). Feito em pétalas, como se fosse uma papoula, é encontrado apenas nos finais de semana.

Para a hora do almoço a casa dispõe de uma boa variedade de pratos salgados. O brunch servido aos finais de semana no terraço da Coquelicot é concorrido, fazendo igualmente a alegria dos turistas e dos moradores do quartier.


A boulangerie pertence a Thierry Racouillet, que deixou de lado a notoriedade conquistada durante algumas boas participações no Tour de France para se dedicar aos pães. Além do Coquelicot das Abbesses, Racouillet comanda também a boulangerie clássica Prairie de Coquelicot, intalada no 50bis da rue de Douai.

Pois é, Joãozinho... Escrever esse post me deu uma vontade danada de estar bem ali, no agradável terraço diante do Coquelicot. Num preguiçoso final de tarde, degustando uma imensa xícara de chocolate quente com madeleines, apreciando distraído o movimento da rue des Abbesses. Mas infelizmente não vai ser hoje. C'est la vie...

Coquelicot
24 rue des Abbesses - 18ème arrondissement
Tel.: 01 4606 1877
Metrô: Abbesses linha 12
Abre de terça a domingo. Para viagem das 7h30 às 20h00.
Serviço no local das 8h00 às 19h00 (até às 18h00 durante o inverno).

Nenhum comentário: