
Enquanto caminhava por uma região onde se concentram alguns dos endereços mais luxuosos de Paris, fui fisgado pela vitrine da Maison du Chocolat - uma das mais prestigiosas chocolateries da cidade. Jean-Paul Gautier que me perdoe, mas a vitrine que me fez dar meia volta foi outra.
Mesmo estando de jeans, tênis e camiseta - além da bandeirinha amarela do meu "kit Papa" no bolso detras da calça - não me senti intimidado pela aparente opulência da loja. E fiz muito bem. O atendimento da Maison du Chocolat é pura simpatia.
A historia da Maison du Chocolat começou em 1955, quando Robert Linxe, depois de uma época de aprendizado em Bayonne e na Suiça, se intala em Paris na pâtisserie La Marquise de Presles da avenida de Wagram. Em pouco tempo ganha notoriedade como criador de delicias feitas em chocolate. Em 1977 abre a primeira Maison du Chocolat - na época, a primeira boutique parisiense inteiramente dedicada ao chocolate.
Situada ao lado da Salle Pleyel, seus primeiros clientes fiéis foram os musicos. Em homenagem a eles, a Maison du Chocolat criou varios chocolates inspirados no mundo da musica, como Bohème, Figaro, Rigoletto e Traviata - os classicos da casa. Entre os clientes famosos que se tornaram fãs dos chocolates da Maison du Chocolat figuram Carole Bouquet, Macha Méril, Jeanne Moreau e Jean-Paul Guerlain.
Em 1987 é aberta uma segunda boutique no 52 da rue François-Ier (que é onde eu fui), em 1989 a terceira abre no 8 do boulevard de la Madeleine. Em 1990 é aberta a primeira Maison du Chocolat fora de Paris, em New York. Em seguida vieram outras em Tokyo, Londres e Cannes.
Em março de 2007, Robert Linxe passa a trabalhar tendo ao seu lado o pâtissier Gilles Marshall, como diretor de criação para o desenvolvimento de uma gama de sobremesas - que é o responsavel pela criação do melhor éclair que eu ja provei na vida. Desde o ultimo sabado passei a incluir o nome desses dois senhores em minhas orações.
E quer saber quanto é a "fortuna" que custa um éclair da Maison du Chocolat, servido numa bandeja dourada por gente sorridente com terno de corte impecavel? Acredite: 4,50€ o de chocolate. Aqui deu para entender perfeitamente a diferença entre um éclair e uma "bomba" - "bomba", são as outras.
Maison du Chocolat
225 rue du Fauburg St-Honoré (mais 6 endereços em Paris)
Tel.: 01 4227 3944
Metrô: Ternes ou Courcelles linha 2
http://www.lamaisonduchocolat.com/
Um comentário:
Fui comprovar sua indicação , na loja do Carrousel du Louvre : a mais pura verdade !!!!!
Gente bonita e simpática , no atendimento , e a coisa mais deliciosa , se desmanchando na boca !!!! Uma preciosidade .
Comprei uma pequena cixa de chocolates pra trazer pro Brasil . A dica é comprar , por 3 euros , a sacola térmica , para evitar problemas com as mudanças de temperatura ...........
la crème de la crème ............
Postar um comentário