6 de abril de 2009

A Pirâmide do Louvre faz 20 anos

Se em março comemorarmos os 120 anos da Tour Eiffel, em abril é vez de celebrarmos outro aniversário especial, os 20 anos da Pyramide du Louvre - a imponente pirâmide de vidro projetada por Ieoh Ming Pei. A Pyramide du Louvre foi inaugurada no dia 30 de março de 1989 e aberta ao público pela primeira vez dois dias depois.

Para as festividades de aniversário da pirâmide, nas noites de 7, 8, 9 e 10 de abril o Louvre apresentará a obra Xenon Projection (que por ocasião do evento chega à cidade na exposição Xenon for Paris) da artista americana Jenny Holzer: nela, os textos da artista desfilarão sobre a fachada da pirâmide e da cour Napoléon, criando um efeito de iluminação especial. Portanto, se estiver em Paris esta semana, não deixe de visitar o Louvre à noite para ver.


Além das projeções noturnas, o Musée du Louvre também preparou uma programação especial para o mês de abril para festejar o aniversário da pirâmide:

Dia de debates em homenagem a Ieoh Ming Pei: Vingt ans après le Grand Louvre : les architectes contemporains face à l’histoire des musées. Quarta 8 de abril de 2009 das 10h00 as 18h00 no auditório do Louvre.

Noite de arte contemporânea: Jenny Holzer : médium, message et espace public, Sexta 10 de abril as 20h00 no auditório do Louvre. Projeção de vídeos da artista, seguido de um debate com Joan Simon, (Whitney Museum, New York) e Marie-Laure Bernadac, (Musée du Louvre).

Os filmes do Louvre: Quarta 15 de abril de 2009 as 20h00 no auditório do Louvre. Clique aqui para ver a programação completa dos filmes.

Musetrek: As sextas 10, 17 e 24 de abril de 2009, a partir das 18h00. Serão disponibilizados Iphones aos visitantes para um percurso experimental interativo sobre a artista indiana Shilpa Gupta. Realização Musetrek em parceria com Le Laboratoire.

Emissão ao vivo no canal ARTE: Sábado 25 de abril de 2009, das 14h00 as 24h00. O Louvre é o convidado de honra dentro da grade de programação que apresentará 5 documentários sobre o maior museu do mundo.

DVD: Lançamento do documentário La Bataille de la Pyramide de Frédéric Compain, que trás como bônus I.M. Pei Souvenirs en Mouvements e um portfólio de fotos dos grandes momentos do canteiro de construção da pirâmide. Co-edição Arte Éditions/Musée du Louvre. A venda em ArteBoutique.com

Publicação: Lançamento do livro I.M. Pei - The Louvre Pyramid/La Pyramide du Louvre, de Philip Jodidio, desenhos de Yann Weymouth. Co-edição Prestel/Musée du Louvre Éditions - 112 páginas, 50 desenhos e 50 fotos.

Para saber mais acesse o site oficial do Musée du Louvre.

Nenhum comentário: