3 de outubro de 2009

Jardins Abbé-Pierre: Paris ainda mais verde

Foi inaugurada ontem em Paris a mais nova área verde da cidade, os Jardins Abbé-Pierre, no 13° arrondissement - um verdadeiro parque ecológico pertinho de Bercy e da Bibliothèque François-Mitterrand.

Esse novo espaço de lazer ao ar livre tem uma área de 12.000m2 e conta com um sistema de aproveitamento da água da chuva para os “muros de chuva” do Bassin des Pluies e a rega de toda a vegetação dos jardins. O nome “Jardins” está no plural por uma razão simples: trata-se de um jardim três em um, compreendendo três ambientes diferentes num mesmo espaço - o Jardin de l'Avenue de France, o Jardin Central e o Jardin des Ecoles.

O Jardin de l'Avenue de France tem 2.150m², fica às margens do Sena e é dedicado aos adolescentes, com área de jogos, um campo de futebol e mesas de pingue-pongue. A alameda principal oferece um passeio arborizado. Um grande gramado alardeado de árvores próximo ao rio abre caminho para o Jardin Central.

Os Jardins Abbé-Pierre chegam até a nova Universidade Paris Diderot Paris 7.

O Jardin Central tem 7.916m² de área verde e é dividido em duas partes: os Carrés Nomades (Quadrados Nômades) têm milhares de flores dispostas em arco e em formas geométricas. O Jardin Central ainda tem o terraço do Bassin des Pluies em sua parte mais elevada - um local para descanso e caminhadas dedicado às pessoas de todas as idades.

O Jardin des Ecoles tem 2.280m² e é um local tranqüilo dedicado às crianças, servindo de espaço para bricadeiras, descanso e até mesmo pesquisas escolares, já que a área conta com diversas espécies botânicas devidamente identificadas para que os pequeninos possam conhecer as plantas.

A proposta desses jardins é também proporcionar às plantas um local de crescimento livre e natural em determinadas áreas, para que em pouco tempo as heras, por exemplo, possam tomar conta das superfícies verticais. A iluminação noturna da passarela dos Jardins Abbé-Pierre tem um charme especial: muda de cor de acordo com a temperatura ambiente - além de ter sido toda pensada para o acesso às pessoas com mobilidade reduzida.

Como já mencionei em posts anteriores, atualmente estou em São Paulo e, infelizmente, não tenho como fotografar esse novo jardim parisiense - ao menos por enquanto. Portanto, todos estão convidados a conhecer os Jardins Abbé-Pierre e a ilustrar este artigo enviando suas fotos para a publicação no Viver Paris - desde já agradeço a quem puder colaborar.

Jardins Abbé-Pierre
Avenue de France
Metrô: Bibliothèque François-Mitterrand linha 14

Foto menor: inauguração do novo jardim pelo prefeito de Paris, Bertrand Delanoë. Fotos do boletim informativo da Université Paris-Diderot - Paris 7.

Um comentário:

Anônimo disse...

Hey Guys! Just wanted to say hello to the new community :). Thanks for letting me in! :D