9 de outubro de 2009

Paris em Sampa: Pâtisserie Douce France

Inaugurada na primavera de 2001 em um endereço charmoso, mas que felizmente não flerta com a opulência, a pâtisserie Douce France tem como proposta apresentar aos brasileiros o que há de melhor em pâtisseries e viennoiseries - em bom e claro português: sabores típicos da França materializados na forma de doces tão bonitos quanto saborosos.

Tão logo abriu suas portas a Douce France já deu sinais de que se tornaria uma referência paulistana em doces típicos franceses - tanto que em 2003 inaugurou outra unidade no Morumbi Shopping. Apesar de contar com um salão amplo e aconchegante, particularmente gosto de ficar nas mesinhas dispostas no terraço, que oferecem um ambiente um pouco mais despojado, ideal para literalmente saborear um momento de tranqüilidade em plena São Paulo. A decoração tem uma atmosfera clean, típica das casas de chá de Paris.

O balcão da Douce France: um verdadeiro desfile de delícias.

Mas o ponto central ao redor do qual orbita toda a essência da Douce France é o seu balcão, diante do qual nos flagramos sorrindo até com os olhos. Os croissants são magistralmente folhados, com as camadas externas sempre finas e crocantes. O mille-feuille é conhecido por ser o melhor que pode ser encontrado em São Paulo. Ainda falando das viennoiseries, acho os palmiers da Douce France imbatíveis. Os macarons são divinos e, como todos os demais doces da casa, são leves e sem exageros no açúcar.

A mousse de framboesas: o sabor encontra a arte.

As especialidades da pâtisserie são tão caprichadas que chega a dar pena de desmontar, como a mousse de framboesas, por exemplo. A crème brûlée vem em uma porção generosa, e sua casquinha de açúcar fina e crocante é digna de receber a “Medalha Amélie Poulain de Honra ao Mérito”. Para escoltar os doces, a carta de chás oferece ótimas opções entre nacionais e importados. O cardápio ainda conta com pães e salgados, além de sorvetes e chocolates excelentes - tudo feito artesanalmente, comme à la maison !

Mas é inevitável falar da Douce France sem mencionar o chefe confeiteiro Fabrice Lenud, criador e comandante desse verdadeiro templo da pâtisserie francesa. Lenud nasceu em Dreux, cidade não muito distante de Paris, e aos 14 anos recebeu da mãe a incumbência de ajudar nas finanças da casa. Para isso, teve duas opções: aprender o ofício de boulanger (padeiro) ou pâtissier (confeiteiro). Optando pelos doces, anos mais tarde foi estudar no Centre de Formation d’Apprenti d’Eure et Loir, o que o ajudou a ingressar no mundo da pâtisserie parisiense pela porta da frente: seu primeiro emprego na capital foi na mítica maison Dalloyau, considerada uma das melhores confeitarias do mundo.

Tempos depois Lenud se transferiu para as imediações de Lyon, onde trabalhou no restaurante do renomado chefe Paul Bocuse em Collanges on Mont D’Or. E foi então que decidiu espalhar o sabor de suas doces criações pelo mundo, passando pela Irlanda, Grécia, Marrocos, Espanha, Holanda, Índia, Nepal... Até que em 1989 decidiu se estabelecer no Brasil, onde assumiu a responsabilidade pelos pães e doces do Hotel Intercontinetal no Rio de Janeiro e, posteriormente, do Sofitel em São Paulo - até abrir a Douce France. Eleito por 4 vezes consecutivas o melhor chefe confeiteiro de São Paulo pela revista Gula, Lenud colaborou ainda com Pierre Hermé, um dos mais aclamados maîtres chocolatiers de Paris, nas publicações Larousse das Sobremesas e Larousse do Chocolate.

O site da Douce France também é digno de degustação. Nele, Fabrice Lenud compartilha conosco as receitas de alguns dos produtos vendidos na loja. As reportagens sobre a Douce France já publicadas em revistas de grande circulação também estão disponíveis no site.

Pâtisserie Douce France
Alameda Jaú, 554
Cerqueira César, São Paulo
Tel.: 11 3262 3542

Shopping Morumbi
Área Fashion, piso Lazer
Tel.: 11 5189 4584

Um comentário:

Cláudia disse...

A Douce France é uma perdição. Tudo que já experimentei é maravilhoso.