19 de outubro de 2009

Paris mês a mês: Novembro

Vai visitar Paris em novembro, Joãozinho? Mas que beleza! Então vale a pena você saber que Paris em novembro é mais ou menos assim:

As folhas das árvores assumem cores que vão do amarelo ao vermelho, passando por incontáveis tons de marrom e laranja, caindo dia após dia com mais e mais vontade, ensaiando sua coreografia no ar frio do outono parisiense antes de finalmente tocarem o chão; as feiras de Natal (les marchés de Nöel) já começam a se fazer notar na segunda quinzena do mês e, ainda que timidamente, enfeites natalinos já começam a aparecer nas lojas de decoração; a cidade está tranqüila e em nada lembra a Paris repleta de visitantes como nos esfuziantes meses de calor - também por isso, os preços de passagens e hospedagem em toda a França são mais convidativos para os turistas que visitam o país em novembro; o frio também começa a se instalar na cidade, apesar de algumas recorrentes oscilações climáticas.

Foto: Saint-Eustache, automne à Paris, Bruno Monginoux, 2008 (www.photo-paysage.com)

A temperatura oscila, em média, entre os 4 e os 9 graus - mas calma: pode acontecer de, num dia ou outro, você flanar pela cidade com o pouco que resta do calor que, teimoso, ainda resiste em se despedir de Paris, mesmo que temporariamente - facilmente compreensivel. A chuva? Sim, ela também costuma visitar a cidade em novembro, mas com a devida moderação. Neve? Não. Ainda não. Muito raramente neva em Paris nessa época do ano. De qualquer maneira, não deixe de botar na mala blusas leves para os passeios diurnos e agasalhos mais pesados para encarar as noites mais frias e o vento.

Ah, e lembre-se de que dia bonito e ensolarado não é necessariamente sinônimo de calor em Paris: olhando pela janela do hotel você pode se deparar com um dia imprestavelmente lindo lá fora, mas ao sair, pode perceber que o dia está tão frio quanto o nariz de uma foca. Em minha opinião, luvas, chapéus, echarpes e guarda-chuvas não devem ir na sua mala, mas devem, inevitavelmente, voltar dentro dela - seja por força da necessidade, seja pela irresistível oportunidade de fazer boas compras.

Em novembro também celebramos com alegria a chagada do Beaujolais Nouveau, começa a época de ver de forma mais freqüente os amigos se reunindo ao redor das mesinhas das brasseries; é tempo de apoiar os cotovelos no balcão de zinco dos cafés, tempo de papear ao lado de rostos conhecidos, de compartilhar o vinho guarnecido por uma baguette rasgada com as mãos. O Beaujolais Nouveau chega à meia-noite da terceira terça-feira do mês e, dias antes, mal podemos conter nossa expectativa para ver a tão aguardada frase escrita em giz na ardósia que recebe a clientela ao lado das portas dos cafés: Le Nouveau est arrivé ! Alguns bares, como o Les Pipos, no quartier Latin, recebem o Beaujolais Nouveau em ritmo de festa.

Paris reserva para novembro as melhores paisagens de outono que você pode ver na cidade. Paris tem uma beleza única para cada estação do ano, e novembro é o auge do outono parisiense. Aproveite para apreciar a mudança de cor das copas das árvores, o balé das folhas secas que caem ao sabor do vento, o frio ainda suportável para caminhar pelas ruas, parques, lojas e monumentos: tudo fica mais tranqüilo de ser visitado nessa época de baixa temporada. Apenas preste atenção aos horários dos passeios - alguns parques e atrações já começam a operar com horário restrito por conta do frio e dos dias de sol cada vez mais curtos.

Em novembro estamos no meio do tradicional Festival d'Automne promovido pela prefeitura de Paris, com apresentações de teatro, cinema, música, dança, ópera e artes plasticas de 15 de setembro a 19 de dezembro - alguns eventos são gratuitos, enquanto outros oferecem ingressos a preços que vão de 5,00 a 45,00€.

No feriado do dia 11 de novembro acontece a cerimônia comemorativa do armistício. Não perca as honras militares que acontecerão em homenagem ao soldado desconhecido que encontrou o descanso eterno sob o Arco do Triunfo. O presidente Sarkozy tem participação garantida no evento.

38 comentários:

Unknown disse...

Lindo post e lindas fotos... dá até vontade de voltar em novembro, só para ver ao vivo.

Abraço,

Claudia

Unknown disse...

Adorei as dicas de novembro!!!!!E as fotos tb são lindas!!!!!
Essas feiras de Natal(les marchés de Nöel) acontecem onde???
Obrigada

Jackson Martins disse...

Oi Claudia, muito obrigado!

André, obrigado. Em breve publicarei um artigo dedicado aos marchés de Nöel.

Um grande abraço a vocês!

andré disse...

Estaremos em Paris na segunda quinzena de novembro....será que pegamos essas feiras de Natal????
Obrigada

Cláudia disse...

Só para matar a gente de inveja, Jack. Fui uma vez em novembro.Lindo, lindo!!

Unknown disse...

E como é Paris em dezembro? Pretendo passar a minha lua de mel em Paris em dezembro próximo e gostaria de receber algumas dicas. Muito Grato.
RZ

Marilia disse...

Adorei!!! Já estou ansiosa pelos próximos meses. ;) Obrigada.

Anônimo disse...

Lindo mesmo. Não sabia que Paris podia ser tão linda antes da chegada daqueles dias gelados de inverno!!!!Parabéns pelas fotos!!!

Anônimo disse...

Lindo mesmo. Não sabia que Paris podia ser tão linda antes da chegada daqueles dias gelados de inverno!!!!Parabéns pelas fotos!!!

MARCIO disse...

Estive em Paris e março e pretendo voltar em novembro. Gostei das informações.

MARCIO disse...

Estive em Paris em março e pretendo voltar em novembro. Gostei das das informações.

MARCIO GUIMARAES disse...

Estive em Paris em março e pretendo voltar em novembro. As informações foi muito válidas.

Andrea Lopes disse...

Que maravilha de texto e imagens!!! Amei Paris no verão, agora fiquei enlouquecidamente apaixonada para conhecê-la em novembro!

Andrea Lopes disse...

Que espetáculo de texto e imagens! Me apaixonei por Paris no verão e agora estou anciosa para conhcê-la em novembro...Acho que será uma lua de mel fantastic!!!!!!!!!!!!

Clauberto Oliveira disse...

Paris é fantástica em qualquer época do ano. Estive ano passado no verão, e diferente do que muitos falam, a cidade estava repleta de turistas, muita gente bonita, e uma atmosfera excepcionalmente agradável!!! Estou voltando a Paris agora em novembro, pretendo vivenciar tudo o que li no Blog, e parabenizar o seu criador! Très belle.

Jackson Martins disse...

Que bacana um post assim, cheio de comentarios. Obrigado a todos voces pelas palavras. Logo, logo devo escrever sobre os outros meses do ano.
Clauberto, espero que as dicas do blog lhe sejam uteis durante sua viagem. Depois conta pra gente como foi.
Um grande abraco a todos.

Anônimo disse...

Oi, amei as fotos e o post. Em Festival d'Automne, é aonde? Onde consigo os ingressos?
Obrigado

Henrique Lima disse...

q blog fera!!! parabens irmão,tudo em sesu devidos lugares com detalhes e frases que são muito importantes para os interresados no assunto...Deus te abençoes.

neuzete disse...

vou adorar paris em novembro, valeu as dicas.

Rita disse...

Meu sonho sempre foi ir à Paris no outono, estarei realizando meu sonho dourado no próximo dia 05, e adorei ler seus comentários, era exatamente tudo o que sempre sonhei, desceu inebriante como um Beaujolais Nouveau.

Anônimo disse...

OLá eu gosto muito do seu blog, e estou feliz em poder deixar um comentario aqui hoje, seu site é muito util pois eu amo francês e Paris então tiro muito proveito das suas postagens, hoje tive o prazer de criar meu blog e por isso vim até aqui para deixar esse recado abraços e obrigada pelas ótimas dicas...

Anônimo disse...

Excelente post. Irá me ajudar bastante em novembro.
Vale a penas comprar casacos e roupas em paris? Obrigado.

Leonardo

Anônimo disse...

Adorei as dicas, irei em novembro/2012 para Paris, já estou ansiosa pela viagem. A cidade fica linda nessa época, que maravilha!!!

Jackson Martins disse...

Leonardo, vale a pena sim. Mesmo Paris não sendo o 'maravilhoso mundo das compras' como Orlando e Miami, os preços ainda são bem mais convidativos que no Brasil. Além disso, em Paris você encontra modelos de roupas bem bacanas que não costumam atravessar o Atlântico. Um abraço!

Unknown disse...

Parabens pelas informações pois estarei indo no próximo novembro a Paris essas informações são muito valiosa para nossa programação

Jackson Martins disse...

Caro Evaldo, obrigado pelo seu comentário. Fico contente que as informações do Viver Paris estejam lhe auxiliando no planejamento da sua viagem. Um grande abraço!

Raquel disse...

Adorei o post! Estava a procura de algum lugar para levar meu namorado para comemorar seus 26 anos, de forma romântica! Muitas pessoas não me aconselharam a ir a Paris, disseram que chove muito em Novembro e não vou conseguir aproveitar os dias. Mas sabe o que mais ?! Com chuva sem chuva, o ar romantico de Paris vai ser sempre o mesmo! E em uma data tão especial, não há lugar melhor.
Muito bom, e sim por sua causa vou a Paris em Novembro :)

Unknown disse...

Olá, também vamos agora em Novembro. Informações muito úteis.

Unknown disse...

quem não gosta de apanhar frio, não recomendo ir em Novembro, eu fui e estavam 3ºC apanhei muito frio fiquei doente, o frio era super desconfortável para andar na rua ver os sítios mais famosos de Paris - mas pronto, valeu a pena

Maria do Carmo disse...

Simplesmente adorei seu blog! Vc escreve muito bem!Fiquei com uma vontade enorme de voltar pra Paris!!!

Anônimo disse...

Em novembro estou embarcando obrigada pelas dicas bjks!

Anônimo disse...

Nunca fui em Paris em Novembro, fico receoso em relação as chuvas que realmente atrapalham bastante, mais em relação a frio nao vejo problema se vc for bem agasalhado e preparado para ele, Paris é magica linda perfeita e por ser final de outono deve estar mais linda e romantica ainda, e vou sim mais uma vez nesse novembro ....

Unknown disse...

Obrigada pelas dicas!!!
Estou seguindo para Paris neste Novembro e já anotei um monte de coisas...
É a terceira vez, mas parece que é a primeira..
Bjss e escreva mais...
Claudia

Verdadeiro adorador disse...

Voces tem informações mais atualizadas? Estou planejando ir à Paris em novembro. Apesar do blog ja fornecer informações importantes. Gostaria de saber mais um pouco.

Ana disse...

Ótimo post!!!!

mirlene disse...

Vou a primeira vez para Paris em novembro irei so eu e meu marido. Quem vai? Poderiamos fazer um grupo. Moro em fortaleza

ana silvia disse...

Olá, irei à Paris em novembro, porém passarei por Lisboa e retornarei a Lisboa para depois voltar ao Brasil, será outono, porém comentaram que há possibilidade de nevar.
Me deixou assustada, kkkk
Minha pergunta é, nevar em novembro em Paris é comum??

Unknown disse...

Oi gostaria de ir a Paris para fazer um casamento, em novembro ficar só com vestido de noiva seria possível? Além de ser friorenta, tem ventos nesse mês?