O Lecernaire é um verdadeiro complexo cultural que reúne teatro, cinema, galeria de arte, livraria e café literário. Localizado entre o Jardin de Luxembourg e o quartier Montparnasse, foi criado no final dos anos 60 por dois franceses apaixonados pelo teatro, Luce Berthommé e Christian Le Guillochet. No início o Lucernaire ficava no Impasse d’Odessa, mas em 1977 o pessoal do teatro acabou comprando uma antiga fábrica na rue Notre-Dame-des-Champs, onde está até hoje.
A pitoresca bilheteria do cinema do Lucernaire: horários das sessões marcados com giz.
Reconhecido em 1984 como Centro Nacional de Arte e Ensaio pelo Ministério da Cultura francês, o Lucernaire apresenta em sua programação o que há de mais eclético em programas culturais de qualidade - boa parte dedicada ao circuito alternativo.
Vista do interior do Théâtre Rouge, uma das duas salas de espetáculos do Lucernaire.
Nos últimos anos, suas duas salas de teatro com 130 lugares cada uma (o Théâtre Noir e o Théâtre Rouge) têm recebido a montagens repaginadas de peças clássicas, criações contemporâneas francesas e representações de autores e roteiristas estrangeiros. Freqüentemente o Lucernaire costuma realizar mostras culturais para celebrar os trabalhos de Claudel, La Fontaine, Stefan Zweig, Beaumarchais, Cervantès, Proust ou Kafka.
O café literário: gente interessante e um café tirado no capricho.
Suas três salas de cinema propõem aos visitantes obras recentes e pouco difundidas de diretores franceses e estrangeiros. A cada semana essas três salas exibem juntas de quinze a vinte filmes diferentes.
A galeria de arte segue o mesmo objetivo, oferecendo oportunidades para que artistas contemporâneos ainda ignorados ou desconhecidos do público possam mostrar seus trabalhos.
53 rue Notre-Dame-des-Champs
Tel.: 01 4544 5734
Metrô: Notre-Dame-des-Champs linha 12
Abre de terça a sábado das 14h00 as 18h00
Preços entre 6,00€ e 30,00€ dependendo do espetáculo
Nenhum comentário:
Postar um comentário