29 de agosto de 2008

O flâneur

Comecei a ler "O flâneur: um passeio pelos paradoxos de Paris" de Edmund White logo que cheguei a Paris pela primeira vez, na primavera de 2002. Tive esse livro nas mãos por varias vezes sob a sombra das arvores dos jardins parisienses. Foi através dele que vi com olhos ainda inéditos que não era exclusividade minha enxergar Paris com o olhos do coração.

Segundo o autor, o flâneur é alguém que anda pela cidade sem finalidade aparente - mas essa finalidade secreta é a busca por viver, em essência, a história do lugar e a busca silenciosa por aventura. Edmund White, que viveu em Paris por 16 anos, vagueia pelas ruas e avenidas, em partes da cidade normalmente desconhecidas aos visitantes e até mesmo à muitos parisienses.

Com seu olhar curioso, o flâneur visita livrarias e lojas antigas, monumentos e palácios, bisbilhotando a fundo cada lugar por onde passa, olhando através das paredes em branco, para além dos edifícios orgulhosos para ver, em meio a tudo isso, as relações humanas e o amor pela Cidade-Luz.

Algumas passagens são leves e hilariantes. Outras, relatam situações interessantes ocorridas nos clubes de jazz parisienses. O que posso garantir é que "O flâneur" sera um excelente comapanheiro de viagens quando você estiver flanando pelas ruas estreitas de Paris. A edição da Companhia das Letras é primorosa e o livro tem capa dura. Pelo menos tinha na época - espero que ainda seja assim.


Um comentário:

Claudia disse...

PODERIA QUASE DIZER QUE ESTE É MEU LIVRO DE CABECEIRA. É COMO UMA BIBLIA - SEM COMEÇO E SEM FIM. SE ESTIVER ALEGRE, LEIA. SE ESTIVER TRISTE, TAMBÉM LEIA. LEIA SE FIZER SOL, FRIO, E POR QUE NÃO LER SE CHOVER.
CLAUDIA MARIAH