29 de agosto de 2008

Saint-Maure

Acabo de almoçar um pedaço de queijo Saint-Maure acompanhado de pão e uma taça de Chinon. Oh-là-là... Adoro esses prazeres minimalistas. Diante dessa refeição miseravelmente deliciosa, resolvi dar inicio a uma nova categoria de postagens: queijos.

O queijo Saint-Maure é tipico de Touraine e, além de contar com minha preferência, é um dos queijos favoritos dos franceses desde a Idade Média. Feito de leite de cabra, suas caracteristicas principais são a qualidade gustativa, seu formato alongado e o miolo branco e cremoso que o atravessa de ponta a ponta.

De acordo com a preferência de cada um pode-se optar por um queijo mais ou menos apurado. E aqui vale uma dica: O sabor do Saint-Maure fica mais pronunciado depois de 2 semanas de conservação no refrigerador. As melhores épocas para se apreciar um bom Saint-Maure artesanal é do final da primavera ao inicio do outono. Mas existem otimas marcas desse queijo industrializado que podem ser encontradas durante todo o ano em qualquer supermercado de Paris.

Para quem quiser experimentar sem correr o risco de gastar muito em algo no qual ainda não esta bem seguro de que vai gostar, nos supermercados da rede Franprix e Leader Price você encontra barrinhas de Saint-Maure em versões menos elaboradas por pouco mais de 1€. Normalmente é um Saint-Maure desses que faz minha alegria nos pique niques de final de semana.

Acompanha bem os seguintes vinhos:

Brancos: Bourgogne Aligoté, Chablis, Chinon Blanc, Vouvray e Muscadet
Tintos: Chinon

Um comentário:

marcia disse...

Estive em Paris a pouco tempo atrás. Realmente é uma cidade encantadora. Pretendo retornar a cidade, porem por um período maior.
Parabéns pelo Blog!
visite-nos:
http://jeitinhobrasileirodeviajar.blogspot.com/