No livro Vrai Guide des Bistrots à Vin de Paris, os autores Jean Lapoujade e Robert Savoye relacionaram os principais endereços dos autênticos bistrôs onde você pode exercitar a prática do bem viver e do bem beber. Justamente porque num bistrot à vin (ou bar à vin) o que há de mais especial costuma sair da adega, e não da cozinha - apesar disso os bons bistrôs de vinho também capricham nas panelas, seja nos pratos do almoço ou nos petiscos servidos ao longo do dia.
Dentre esses endereços, um foi definido pelos autores como “uma jóia mítica da Paris boêmia”, a saber, o bar à vin Le Rubis. Conhecido como um dos melhores lugares de Paris para se apoiar os cotovelos no balcão e pedir uma taça vinho, Le Rubis oferece uma extensa carta centrada principalmente nos vinhos provenientes do Val de Loire e nos Beaujolais.
Apesar de seu interior rústico e ligeiramente surrado o Le Rubis é charmoso e parece ter saído diretamente de uma foto de Doisneau. Além disso suas mesas costumam ser bem freqüentadas: executivo(as) e advogados(as) sérios(as) no horário de almoço; estudantes e galerinha fashion à noite. Para o almoço você pode contar com várias opções caprichadas do típico cardápio de bistrô: andouillette, beouf bourguignon, jarret e o boudin (que custam entre 10,00€ e 12,00€). Fora do almoço o bistrô serve apenas alguns petiscos - prove as excelentes charcuteries.
Em minha opinião, a melhor hora para se fazer um pit-stop no Le Rubis é no finalzinho da tarde, quando no local estão apenas seus bons e velhos clientes costumazes - devidamente instalados ao longo do balcão, deixam o restaurante vazio para que você possa escolher uma mesa bacana antes da chegada da turminha descolada que anima o “turno da noite”.
Le Rubis
Tel.: 01 4261 0334
Metrô: Tuileries linha 1 ou Pyramides linhas 7 e 14
Abre de segunda a sexta das 12h00 às 22h30
Nenhum comentário:
Postar um comentário