12 de dezembro de 2008

Picasso et les Maîtres

Uma das grandes exposições em cartaz em Paris é Picasso et les Maîtres (Picasso e os Mestres) no Grand Palais. A exposição traça um paralelo entre as obras de Pablo Picasso e dos grandes mestres da pintura - que durante muito tempo serviram como fonte de inspiração para a construção de seu estilo próprio.

Desde criança Picasso se inspirava nas obras de Vélasquez, copiando-o sob o olhar de seu pai - um professor de desenho que ele admirava acima de todas as coisas. E foi assim que, ainda menino, passou a desenhar e a pintar já como adulto. Dono de uma curiosidade insaciável, aos 12 anos Picasso buscava nas revistas de sua época fotos das obras de El Greco, Vélasquez, Ribera, Murillo e Morales. Apenas para colecionar? Nada disso. Com elas Picasso exercitava sua genialidade enquanto tentava reproduzir as fotos e compreender o estilo dos grandes mestres da pintura. E foi “devorando” pinturas que ele criou sua própria linguagem artística - tirando dos processos de admiração e assimilação o combustível para realizar a desestruturação de formas.

E não foi apenas reproduzindo fotos ou freqüentando museus que ele realizou sua própria revolução - em seus arquivos pessoais constavam centena de cartões postais com reproduções das obras dos mestres da pintura, de Vélasquez a Michelangelo. E é esse sentimento de “amor filial” de Picasso pelos seus mestres a espinha dorsal da exposição.

Matador Saluant, de Edouard Manet e El Matador, de Pablo Picasso

A exposição reúne aproximadamente 200 quadros e desenhos dos gigantes das artes. Ao redor das obras de Picasso, telas dos já mencionados mestres espanhóis e ainda de franceses como Ingres, Renoir ou Poussin, recriando o panteão artístico de Picasso e traçando um paralelo entre ele e os mestres que o inspiraram.

Aqui outro exemplo da releitura de Picasso das obras de seus mestres: à esquerda a Infante Marie Marguerite, de Diego Velàsquez e a direita a Infante Marguerite, de Pablo Picasso

Para as crianças de 8 a 11 anos, o Grand Palais preparou uma visita-atelier com duração de 2 horas, sendo 45 minutos de visita guiada pela exposição e 1 hora e 15 minutos de atividades práticas de pintura.

Você pode comprar seus ingressos na Fnac France clicando em exposição (13,50€) ou visita-atelier (10,50€). Por serem vendidos na forma de e-tickets, os ingressos para este evento podem ser impressos de qualquer lugar do mundo - o que te ajuda a ganhar tempo, já que não precisa encarar a fila da bilheteria no Grand Palais.

Galeries nationales du Grand Palais
Tel.: 01 4413 1717
Metrô: Champs-Elysées Clemenceau linhas 1 e 13 ou Franklin D. Roosevelt linhas 1 e 9

A exposição Picasso et les Maîtres fica em cartaz até 2 de fevereiro de 2009. A visita-atelier infantil vai até 24 de janeiro de 2009.
Abre diariamente das 10h00 as 22h00 (as quintas até as 20h00). Fecha às terças.

Foto menor: Pablo Picasso, Vallauris 1954, de Arnold Newman.

FNAC_famille.gif

Nenhum comentário: