9 de dezembro de 2008

Tapenade

Quem já visitou a Provence ou mesmo já foi a um restaurante de cozinha provençal em Paris deve ter provado a tapenade. Seja para acompanhar pratos (sobretudo aves), para ser degustada sobre uma fatia de pão (minha aplicação favorita da tapenade) ou até mesmo para ser usada como condimento, essa saborosa e polivalente pasta a base de azeitonas e anchovas é uma receita típica das cozinhas de Provence e da cidade de Nice.

Mas uma informação que vai te interessar de verdade é que a tapenade é fácil de ser feita em casa. Então se você quer fazer bonito com a sogra, matar a vizinha de inveja ou mesmo preparar uma receita diferente para um agradável momento de convívio com os amigos, basta seguir as instruções abaixo.

Você vai precisar de:

- 200g de azeitonas pretas sem caroço
- 5 filés de anchova em azeite de oliva
- 8 alcaparras escorridas e passadas em água
- 1 dente de alho
- 3 colheres de sopa de azeite de oliva

Super light: Preparando a tapenade você queima algumas calorias antes mesmo de provar do resutado da sua criação.

Como variação você também pode adicionar à receita algumas folhas de manjericão picado e o suco de 1 limão - também fica muito bom, mas aí vai do gosto de cada um. Mesmo as quantidades dos ingredientes podem ser alteradas segundo o seu gosto pessoal sem que isso descaracterize a receita. Como a tapenade é uma receita antiga e familiar, existe uma infinidade de variações possíveis em função das quantidades, da cor das azeitonas utilizadas e da adição de ingredientes - só não vale tirar nenhum item da receita básica, senão deixa de ser tapenade.

Preparação:

O ideal é triturar tudo num pilão, mas você pode também usar um garfo e sua boa disposição. Tem gente que bota tudo no liquidificador ou no mixer e resolve logo a parada, mas acho que isso deixa a pasta homogênea demais e descaracteriza a textura tradicional da tapenade. Detalhe importante: o dente de alho é o único ingrediente que deve ser ralado bem fino antes de ser incorporado à receita.

Et Voilà! A tapenade é uma receita rápida, saborosa e tipicamente francesa.

A tapenade deve ser conservada em geladeira dentro de um recipiente com tampa. O ideal é adicionar um fio de azeite de oliva a cada vez que você voltá-la na geladeira. Você vai perceber que o sabor vai ficando mais apurado com o passar do tempo.

Em Paris você encontra excelentes tapenades nas lojas da Oliviers & Co. ou nas boas lojas de produtos do terroir, boulangeries e supermercados.

Nenhum comentário: