15 de fevereiro de 2009

Victor Noir e a simpatia da fecundidade

Como qualquer lugar do mundo Paris também tem suas superstições - algumas delas bem curiosas, como esta que faz o maior sucesso entre as futuras mamães parisienses.

Em janeiro de 1870 o jovem jornalista francês Victor Noir (cujo verdadeiro nome era Yvan Salmon) foi assassinado em Paris e enterrado no cemitério do Père-Lachaise.

O fato causou à época grande comoção popular, já que Victor Noir tinha apenas 22 anos, era um brilhante colunista político em ascensão e ia se casar no dia seguinte à sua morte.

Pois bem: é sabido na cidade que as mulheres que estão desejando ter bebês, sobretudo as que estão enfrentando dificuldades para engravidar, obtêm facilmente a fecundidade se visitarem o túmulo do jornalista no cemitério do Père-Lachaise e tocarem “as partes” da estátua de bronze de Victor Noir.

O milagroso está um pouco gasto mas funciona que é uma beleza: flores são trazidas constantemente pelas parisienses em agradecimento a monsieur Noir.

Os poderes mágicos atribuídos a Victor Noir são tão famosos que o local milagroso da estátua já está até gasto de tanto ser tocado pelas futuras mamães parisienses.

Foto menor: uma gravura de época retratando o jornalista Victor Noir.

3 comentários:

Anônimo disse...

Esse foi um dos artigos mais divertidos aqui do blog. Esses franceses.... até os icones santos e milagrosos tem alguma coisa de erótico.... e eu que achava o gato que mostrava a lingua engraçado....

Jackson Martins disse...

Ei, mas o gato que mostrava a lingua era mesmo engraçado! Rsrs. Obrigado pelo seu comentario. Um grande abraço.

Edson Lacerda disse...

- Esta história do jornalista francês é deveras interessante. Mas ninguém explica a outra história, porque o escultor fez a estátua desta maneira e qual a razão? Alguém saberia responder esta outra história?