28 de agosto de 2008

Antes do pôr-do-Sol

OK. O filme é americano. Mas mostra como poucos a atmosfera parisiense. No filme Antes do amanhecer (Before Sunrise, 1995), Jesse (Ethal Hawke) e Celine (Julie Delpy) se conheceram por acaso em uma viagem de trem de Budapeste a Viena, passando juntos um dia inesquecivel e se separando no início do dia seguinte.

Porém, é em Antes do pôr-do-Sol (Before Sunset, 2004) que eles se reencontram em Paris nove anos depois, novamente por acaso. Jesse é um conhecido escritor, enquanto Celine trabalha para uma organização de proteção ao meio-ambiente. Jesse está em Paris para promover seu novo livro na Shakespeare & Company (tradicional livraria parisiense que sera tratada com muito carinho no Viva Paris!) e, após reencontrar Celine, passa com ela algumas horas onde discutem o que aconteceu em suas vidas durante todos estes anos.

Filmado totalmente em Paris, além do excelente roteiro e dos dialogos ageis e inteligentes, mostra locações incriveis na cidade - sobretudo das imediações da Île-de-Cité. Outro ponto a ser destacado é a naturalidade extraordinaria da interpretação de Ethan Hawke e Julie Delpy. Muitas vezes parecem que falam de suas proprias vidas e fica dificil de acreditar que estão de fato interpretando o texto. O filme recebeu uma indicação ao Oscar de melhor roteiro adaptado e uma indicação ao Independent Spirit Awards, também de melhor roteiro. Recentemente Antes do amanhecer e Antes do pôr-do-Sol foram integrados em um unico DVD de dupla face.

Encontrei no YouTube uma otima montagem que mescla cenas de ambos os filmes. Quem ja viu pode matar a saudade. Agora, quem ainda não viu esta esperando o quê?

DVD no Submarino: http://www.submarino.com.br/dvds_productdetails.asp?Query=ProductPage&ProdTypeId=6&ProdId=1888580&ST=SE&franq=267936

DVD na Fnac France: Before Sunset

nouveautesdvd_120x60

4 comentários:

Anônimo disse...

http://www.sav.org/shco/#

Jackson Martins disse...

Caro leitor, obrigado pela sugestão do link. Realmente é muito interessante. Estou trabalhando num post dedicado à Shakespeare&Co e colocarei o link recomendado por você no momento da publicação. Merci.

Anônimo disse...

Caro escritor do blog, como tambem sou fã destes dois filmes, este final de semana vi na locadora o filme "2 dias em Paris" filme da propria Julie Delpy, com ela mesma como protagonista. O filme conta a historia de um casal de namorados de ferias que resolvem passar o final de semana em paris, ela é francesa e ele americano..tirando a explicita linguagem que abrange a diferença cultural em os dois paises, e a menção ao erotismo frances presentes na arte, musica e cultura deste povo, o resto do filme não é muito bom, não mostra nada de Paris, a fotografia é ruim e os dialogos piores...mas como gosto é gosto...aqui vai meu post, apenas para seu registro de mais um filme sobre Paris. Abraços e boa semana

Jackson Martins disse...

Caro(a) leitor(a), obrigado pela dica. Ja vi esse filme e confesso que ele me causou uma impressão alinhada com a sua - mas no fim das contas o saldo foi positivo: achei que apesar de abusar um pouquinho dos esteriotipos, a questão da diferença cultural foi bem trabalhada. Logo mais um post sobre o filme deve constar nas paginas do blog.
Obrigado pela sugestão e por acompanhar o ViverParis! Um forte abraço e boa semana.