27 de agosto de 2008

Fontaines Wallace

Em caso de forte calor ou simplesmente para matar a sede, não se esqueça que Paris conta com uma rede de 108 fontes de agua potavel distribuidas por suas rua, praças, jardins e bosques - São as Fontaines Wallace.

Em 1872, Sir Richard Wallace, sediado em Paris durante os anos de guerra franco-alemã, revelou-se um grande filantropo para os cidadãos parisienses marcados pela miséria e pela falta de água durante estes terríveis anos. Ofereceu à cidade de Paris 50 fontes de agua potavel estabelecidas em pontos estrategicamente úteis para permitir que as pessoas matassem a sede ou simplesmente se refrescassem.

Monsieur Belgrand, diretor do serviço de aguas e esgotos, determina então a instalação efetiva das fontes em 1875. A primeira fonte foi instalada no Boulevard de la Villette.

Os parisienses foram rapidamente conquistados por essa agradavel novidade, e a cidade se apressa me instalar mais 30 fontes suplementares. Hoje Paris conta com 108 fontes Wallace, alimentadas a partir da rede de agua potavel da cidade, funcionando exatamente como no primeiro dia de implementação.

No final do ano 2000, a administração publica de Paris começou a instalar novas fontes de agua potavel. Os dois primeiros exemplares foram instalados e inaugurados em 18 de dezembro de 2000 na praça da Notre Dame com a rue d'Arcole e na place Saint Michel. Uma terceira devera ser instalada em breve nas proximidades da Bibliothèque de France.

A localização de todas as Fontaines Wallace esta disponivel no portal da cidade da Internet:

http://www.paris.fr/portail/Environnement/Portal.lut?page_id=1312&document_type_id=5&document_id=11531&portlet_id=3136

Um comentário:

SSRICAR disse...

Que informação maravilhosa. Quando estive em Paris gastei muitos euros e andava comprando água mineral por não saber disso. Eu e muitos turistas desinformados ainda ficávamos carregando uma garrafa o tempo todo nas mãos. Obrigada pela informação. Passarei adiante, com certeza. Parabéns