18 de março de 2009

19 de março: Greve nacional na França

Como vocês já devem saber, aqui na França quando o povo resolve se mobilizar a coisa costuma ser para valer.

Está anunciada para amanhã mais uma greve geral nacional. No sistema de transporte ferroviário operado pela SNCF a greve começa as 20h00 de hoje até e vai até as 08h00 da sexta-feira, 20 de março. Seguem algumas previsões para o período de paralisação divulgadas agora há pouco pelo jornal Le Parisien, vamos à elas:

TGV: Tráfego normal nos TGVs para o Leste, 50% de operação dos TGV para o Norte e Sudoeste, 1/3 da frota apenas servira a costa atlântica, 1/5 apenas dos TGV operarão na ligação de cidades do interior.

Eurostar e Thalys: Tráfego normal.

RER: Nas linhas B, C e D, o tráfego será assegurado em 35% (o RER entre Châtelet-Les Halles e Gare-de-Lyon da linha D foi cancelado durante todo o período de greve). Na linha E o tráfego será de 50%. As linhas A e B serão as mais complicadas. A interligação será assegurada no RER A apenas, sendo que as demais interligações serão suspensas.

TER e Transilien: O tráfico geral do TER será assegurado em 45% e o Transilien em 40%.

Corail: Vai operar com 1/3 da frota.

As gares de Paris vão operar da seguinte forma:

Gare de l'Est: circularão 65% dos trens
Gare Montparnasse: circularão 50% dos trens.
Gare du Nord, Gare Saint-Lazare e Gare de Lyon: circularão 35% dos trens.

Transportes urbanos (RATP): A previsão é de tráfego normal no metrô, ônibus e tramway. Apesar disso não está descartada a possibilidade de perturbações em algumas linhas.

Transporte aéreo: Os passageiros deverão entrar em contato com suas companhias aéreas para saber sobre horários e eventuais cancelamentos dos vôos.

Hospitais: Os serviços emergenciais apenas funcionarão normalmente.

Teatros e espetáculos: A Comédie-Française anunciou o cancelamento da apresentação de Cyrano de Bergerac. O Théâtre de la Colline anunciou o cancelamento da apresentação de la Cerisaie. Vários museus, teatros públicos e outras salas de espetáculos de Paris anunciaram que permanecerão fechados se o seu pessoal for insuficiente para atender ao público.

Emissoras de rádio e TV: A greve deve paralisar as transmissões da rede France Télévisions, Radio France e Radio France Internationale (RFI) por 24 horas a partir da 0h00 de amanhã. Os jornais televisivos veiculados pelos grandes canais públicos também podem sofrer interrupção.

O sistema InfoTrafic da SNCF coloca à disposição dos usuários os seguintes telefones para a consulta dos horários e eventuais cancelamentos dos trens:

Grandes Lignes (TGV) e TER: 08 0590 3635
Transilien: 08 0570 0805

Para receber informações em tempo real via SMS dos horarios do Transilien, digite o nome da gare a ser consultada e envie para: 4 10 20

Maiores informações atualizadas também serão disponibilizadas nos sites da rede SNCF:

SNCF: http://www.sncf.com/
TER: http://www.ter-sncf.com/
InfoLignes: http://www.infolignes.com/
ABCD Trains: http://www.abcdtrains.com/

Foto: Um exemplo de que o povo francês sabe se unir para ser ouvido independente de suas convicções ideológicas. A foto que ilustra o artigo não mostra os grevistas, mas os manifestantes de um movimento anti-greve que foi às ruas em Paris em novembro de 2007.

Nenhum comentário: