13 de março de 2009

A Elegância do Ouriço - Muriel Barbery

Aproveitando a abertura do Salão do Livro que acontece hoje em Paris, segue uma ótima sugestão de leitura feita pela Cláudia - uma leitora que sempre envia grandes indicações de livros e filmes ao Viver Paris. E para a felicidade geral, esse livro francês foi lançado no Brasil em 2008 pela Companhia das Letras.



A escritora francesa Muriel Barbery é uma daquelas que dão gosto da gente ler, sobretudo pela forma divertida como ela escreve. E boa parte da diversão está no uso magistralmente bem dosado que ela faz da ironia - característica presente em A Elegância do Ouriço.

A história se passa no charmoso quartier parisiense de Saint-Germain-des-Prés e é narrada por duas personagens diferentes: Paloma, uma adolescente que percebe muito mais do mundo ao redor do que as pessoas imaginam e Renée, a satírica zeladora do elegante edifício onde vive Paloma e que tem sempre uma resposta afiada para qualquer ocasião. Assim como Paloma, Renée também tem uma visão particular do mundo, muito mais amplo do imaginam os moradores do prédio. Nenhuma das duas se enquadra nos padrões convencionais da vida cotidiana e acabam se tornando amigas, independente da barreira social que as separam. E pelos olhos críticos e sensíveis dessas duas personagens passamos a conhecer um pouco do estilo de vida parisiense refletido no dia a dia dos demais moradores do prédio chique e tradicional que faz parte do universo de ambas - como também percebemos o quão parecida pode ser a percepção do mundo para pessoas com histórias tão diferentes.

Para nos apresentar a visão particular de cada uma das narradoras, os capítulos de A Elegância do Ouriço são intercalados com as impressões pessoais de cada uma das narradoras. Além disso, os pensamentos de Paloma e Renée também são escritos no livro com fontes diferenciadas.

A narrativa se passa quase que inteiramente no edifício onde ambas residem - que fica no 7 rue de Grenelle. As narradoras passam a vida tentando passar despercebidas aos olhos dos outros, mesmo tendo uma essência tão rica e de observarem com atenção tudo o que acontece com os outros moradores. E assim elas seguem num divertido e cativante jogo de dissimulação para não serem descobertas como pessoas sensíveis e inteligentes que são pelos seus “entes observados”.

Por vezes hilárias, por vezes melancólicas, as passagens do livro são repletas de detalhes e observações sobre a sociedade parisiense, nos convidando a analisar temas como cultura, literatura, velhice, psicologia... Sempre através de alguma ocorrência irônica, das reflexões de Paloma e Renée ou da observação comportamental dos personagens. O livro é repleto de frases magistralmente construídas e nos mostra a cada página que a vida tem muito mais a nos ensinar do que imagina a maioria das pessoas.

Grande surpresa literária de 2006 na França, A Elegância do Ouriço é o segundo romance de Muriel Barbery, já tendo vendido por aqui mais de 1 milhão de exemplares e sendo traduzido em 12 idiomas.

Para saber mais acesse: MurielBarbery.net

A Elegância do Ouriço

Muriel Barbery

Companhia das Letras

No Submarino: 45,00R$*





Muriel Barbery

Gallimard

Na Fnac France: 19,00€*

8.1 Bouton Commandez 100-30



*
Os preços podem sofrer alteração sem aviso prévio.

Um comentário:

Cláudia disse...

Jack, realmente esse livro me marcou.Foi o melhor livro que li o ano passado e não vejo a hora de ver o filme que tem estréia prevista para outubro desse ano.
Obrigada pela gentileza, mas... quem me dera poder dar " grandes indicações " de livros !!