11 de março de 2009

As menores casas de Paris

Com apenas 1,20 metros de largura de fachada, fica no número 39 da rue du Château d'eau (10° arrondissement) o menor imóvel de Paris.

A casinha espremida entre dois grandes edifícios tem atualmente uma porta de aço sempre baixada e já não é habitada há um bom tempo - antigamente ali funcionava uma loja de roupas infantis no piso térreo e uma pequena residência no piso superior.

Originalmente no local havia apenas uma pequena passagem que, por ter se tornado motivo de discórdia entre os herdeiros dos imóveis vizinhos, acabou se tornando uma pequena casa para resolver as diferenças. Como? Isso eu também não sei Joãozinho. Só sei que foi assim.

Em alguns guias de viagens, porém, consta que a casa de fachada mais estreita de Paris é outra - a que fica no número 13 do quai Voltaire.

Na verdade a casa do quai Voltaire tem 2,50 metros de fachada - mais que o dobro da largura da casinha da rue du Château d’eau.

Mas se a casinha da rue du Château d’eau é mais estreita, a outra que fica às margens do Sena é infinitamente mais bonita e bem conservada. A casinha do quai Voltaire foi construída no século XVII e atualmente pertence à Caisse des Dépôts, sendo usada como galeria de exposições de arte contemporânea.

Menor casa de Paris
Metrô: Château d'eau linha 4

Segunda menor casa de Paris
Metrô: Rue du Bac linha 12

Nenhum comentário: