5 de março de 2009

Sandwich: um clássico nacional

Li na edição de ontem do jornal gratuito Direct Matin uma informação curiosa: a França é o único país no mundo onde o sanduíche faz frente ao hamburguer. E não é por pouco - a vantagem do sanduíche em relação ao hamburguer é esmagadora. Segundo a reportagem, para cada hamburguer vendido na França são consumidos no país oito sanduíches - com ampla preferência pelos sanduíches feitos com a tradicional baguette. Esse número representa 2,2 milhões de sanduíches vendidos diariamente em toda a França, resultando em 830 milhões de unidades por ano.

Para você ter idéia da importância dos sanduíches na vida cotidiana dos franceses, sobretudo dos parisienses, que de forma recorrente costumam substituir o almoço por um sanduíche bem equilibrado, foi aberta ontem no Palais des Congrès de Paris a 10ª edição do Sandwich & Snack Show - o Salão Europeu do Sanduíche, voltado aos profissionais da área - inclusive com a participação de chefs estrelados no Guia Michelin.

Em Paris o sanduíche campeão de vendas é o Parisien (voilà), que é feito na baguette e leva o jambon de Paris (presunto típico da cidade) e manteiga - podendo ou não ser complementado com alface ou pepinos (os cornichons). Além do Parisien, uma infinidade de pães e recheios faz do sanduíche um verdadeiro clássico nacional.

Mais "fofinho" que a baguette, o pão viennois também faz bonito por aqui.

Dia desses vi também uma reportagem interessante na TV sobre o assunto, que comparava os sanduíches feitos nas pequenas boulangeries dos quartiers com os industrializados vendidos nos supermercados e lojas de conveniência. A reportagem que contava com o auxilio de nutricionistas e especialistas em gastronomia, mostrava ainda todo o processo de preparação dos sanduíches numa boulangerie e numa fábrica. O veredicto: ambos são igualmente bons, feitos com capricho e atendem bem às necessidades nutricionais diárias, sendo uma opção saudavel de refeição - uma vez que não levam ingredientes fritos na composição e contém porções equilibradas de nutrientes - uns mais, outros menos, dependendo da variedade escolhida. A recomendação dos nutricionistas é de que o sanduíche contenha sempre alguma verdura ou legume. Vale também dizer que os franceses não costumam consumir mais do que um sanduíche por dia.

Sua majestade "Le Parisien": mais do que um simples sanduíche, um verdadeiro clássico!

E aqui cabe uma pequena regrinha de boa conduta para quem quer se iniciar na degustação de um bom sanduíche na hora do almoço em Paris - daquelas que não estão escritas em lugar algum, mas que todo mundo segue por hábito cultural. Ao chegar na boulangerie você vai perceber que a fila é grande, mas anda rápido. Isso porque os parisienses só entram na fila depois de decidirem o que vão pedir. Portanto, para não empatar a fila, entre antes na boulangerie, escolha o seu sanduíche preferido, sua bebida, sobremesa, etc. e só depois então entre na fila. Normalmente nas boulangeries o contigente de funcionários é reforçado na hora do almoço para dar conta do volume de clientes. Assim, as pessoas são atendidas na própria fila e tudo funciona com praticidade e rapidez.

Para saber mais sobre os sanduíches e aprender a preparar 270 receitas diferentes, recomendo que acessem o site francês Club-Sandwich - inteiramente dedicado aos sanduíches. Para saber mais sobre o Salão Europeu do Sanduíche clique em Sandwich Show.

Na foto menor, uma cena do cotidiano parisiense: filas se formam nas portas das boas boulangeries à hora do almoço para a compra de sanduíche.

Nenhum comentário: