10 de março de 2009

Nosso amigo, o "Vous êtes ici"

Um dos objetos que fazem parte do mobiliário urbano de Paris e que eu acho simples genial, são os painéis de localização distribuídos pela cidade.

Em qualquer lugar de Paris onde você estiver, basta andar um pouquinho para dar de cara com um deles. Amistosamente, chamo esses painéis de Vous êtes ici ('Você está aqui' em português) - e por um motivo simples: a primeira informação que buscamos quando nos deparamos com um desses painéis é justamente a bolinha vermelha circulada palas palavras Vous êtes ici para mostra nossa localização no mapa. A partir de então é que traçarmos roteiros, localizamos ruas, endereços ou simplesmente nos achamos dentro do quartier.

E hoje acabei tirando algumas fotos de um Vous êtes ici que fica perto de casa para mostrar em detalhes como ele funciona. Esse é bem antigão, mas ainda funciona que é uma beleza! Veja só como é, Joãozinho...

O primeiro passo é achar onde você está. O local é indicado no mapa pela bolinha vermelha maior circulada com as palavras "Vous êtes ici".

A legenda do "Vous êtes ici" é caprichada: no mapa estão indicados pontos de ônibus, estações de trem e do metrô, estacionamentos, pontos de taxi, estações de Velib', hospitais, hotéis, agências dos correios, feiras livres, museus... Tudo facinho de localizar e sem poluição visual. Em francês do lado esquerdo e em inglês e espanhol do lado direito.

Nesta parte do mapa consta o número do arrondissement (neste caso o 17°) e a lista de todos os pontos de interesse turístico e historico nas imediações.

O termo Vous êtes ici também é usado ocasionalmente pelos parisienses como uma brincadeira para descontrair quem está completamente perdido e pergunta onde está. Se a pergunta for um vago “Onde é que estou?”, são grandes as chances de ouvir em resposta um “Vous êtes ici!” Claro que sem o mapa tal resposta não significa coisa alguma, mas logo depois desse primeiro contato bem humorado o auxilio é garantido.

Em outros pontos da cidade você também encontra painéis mais modernos e com mapas coloridos, destacando ainda mais o "Vous êtes ici" que pode ser percebido de longe.

Antigamente os Vous êtes ici eram equipados com mapas da cidade, que você podia comprar por algumas moedas numa maquininha acoplada ao próprio painel. Atualmente você pode obter mapas gratuitos da cidade nas Offices de Tourisme, nas bilheterias da RATP e nas grandes lojas de departamentos como as Galeries Lafayette, por exemplo. Nas Offices de Tourisme você encontra mapas detalhados da cidade em francês, inglês, alemão, espanhol, italiano, português, chinês, japonês e russo - uma boa pedida para pegar seus mapas logo que chegar em Paris é dar uma passada nas Offices de Tourisme instaladas nos aeroportos.

Um site que deve constar na agenda do viajante costumaz é o Parisinfo.com, o site oficial das Offices de Tourisme de Paris. Mantido pela prefeitura da cidade em parceria com a Câmara do Comércio e da Indústria parisiense, o Parisinfo conta com um excelente guia cultural e presta muita informação útil sobre a cidade - inclusive sobre mapas e localização.

Nenhum comentário: