5 de março de 2009

Musée des Arts et Métiers

Técnicos, engenheiros e curiosos de plantão, este artigo deve interessar a vocês. Em Paris existe um museu feito sob medida para aqueles que ficam extasiados diante de máquinas, invenções e maravilhas da engenharia. Estou me referindo ao Musée des Arts et Métiers, o primeiro museu cientifico e técnico da Europa.

Instalado dentro de uma antiga abadia, o museu fundado em 1749 abriga a coleção do Conservatoire National des Arts et Métiers e conta com um incrível acervo de objetos que fizeram parte da história do desenvolvimento técnico nas áreas de instrumentação, materiais, construção civil, energia, transportes, entre outras. Apesar do Musée des Arts et Métiers ter mais de 80.000 objetos sob sua guarda, apenas metade deles estão expostas aos visitantes - o que não o torna menos impressionante.

O Musée de Arts et Métiers fica no edifício histórico que abrigava a antiga abadia Henri Grégoire.

Algumas das preciosidades que fazem parte do acervo e que podem ser vistas no museu são o autêntico pêndulo de Foucault, o primeiro automóvel do mundo (o Fardier de Cugnot de 1771), o avião de Clément Adler (o Avion III de 1897), a calculadora Ordi-mecânica de 1889 - a primeira do mundo a realizar operações de multiplicação, entre outras invenções de igual importância.

Que Robin que nada, o menino-prodígio era francês: a primeira calculadora que multiplicava foi inventada por Léon Bollée aos 19 anos de idade.

As quartas-feiras e aos sábados o museu realiza ateliês práticos para que todo e qualquer interessado possa desenvolver a criatividade e inventar suas próprias engenhocas.

Com um tanque de respeito, o Fardier de Cugnot foi o primeiro carango da história.

O Musée des Arts et Métiers tem ainda um simpático café-restaurante chamado A toutes vapeurs (A todo vapor) aberto durante o período de funcionamento do museu. O mais interessante, porém, é o brunch servido aos domingos sempre as 11h30 (o Café des Techniques) que custa 21,50€ com direito a visitação do museu já inclusa. Para participar do Café des Techniques é necessario fazer reserva antecipada pelo telefone 01 5301 8283.

Musée des Arts et Métiers
60 rue de Réaumur
Tel.: 01 5301 8200
Metrô: Arts et Métiers linhas 3 e 11 ou Réaumur-Sébastopol linha 4
Abre de quarta a domingo das 10h00 as 18h00. As quintas aberto até as 21h30. Fecha apenas às segundas-feiras e dias 1° de maio e 25 de dezembro.
Ingressos no local a 6,50€.

Foto menor: o Avion III, que em outros carnavais também entrou na disputa por ser reconhecido como o primeiro do mundo a voar.

Um comentário:

Anônimo disse...

Sou só uma curiosa de plantão e adorei o Musée des Arts et Métiers, apesar de nunca ter ido lá.Sempro deixo gravando o programa Le Plus Grand Musée du Monde que passa na TV5 e fiquei impressionada com a matéria sobre esse museu.Já tinha lido sobre ele, mas não imaginava a sua magnitude.Espero conhecer "in loco".