12 de março de 2009

Paris: Salon du Livre 2009

Entre os dias 13 e 18 de março acontecerá no centro de exposições de Porte de Versailles a edição 2009 do Salão do Livro de Paris, que tem o México como convidado de honra.

Além de apresentar os últimos lançamentos do mercado editorial francês, o salão conta também com alguns eventos especiais em sua programação, como palestras, grandes debates culturais, leituras, concertos e sessões de autógrafos.

Este ano algumas das sessões de dedicatórias mais esperadas no Salão do Livro de Paris são a da escritora Amélie Nothomb (já há algum tempo a escritora sensação na França), a cantora cabo-verdiana Cesária Évora (a diva de pés descalços), Atsushi Ohkubo (um dos mestres do animé japonês), o cultuado autor de quadrinhos Enki Bilal e o escritor mexicano Carlos Fuentes - mas claro que a lista é interminável. Para você ter uma idéia da dimensão do evento, basta dizer que anualmente acontecem no Salão do Livro de Paris, em média, 4.000 sessões de autógrafos de aproximadamente 3.000 de escritores diferentes.

A França é um país apaixonado pelos livros. Na foto, o stand da editora Cacimbo no Salon du Livre de 2007.

Quem gosta de histórias em quadrinhos e mangás não vai se decepcionar: além de mostrar os títulos mais recentes, o salão vai promover o lançamento da adaptação para os quadrinhos do filme de animação Valse avec Bashir, vencedor do César 2009 de melhor filme estrangeiro, com um debate e uma exposição. Os jovens desenhistas de BDs (o equivalente francês para HQ) e mangás também poderão mostrar seus trabalhos e obter a opinião e conselhos de editores e profissionais da área.

A excêntrica escritora Amélie Nothomb estará no Salão do Livro para dedicar 'Le fait du Prince', seu mais recente trabalho. Je suis fan !

O Salão do Livro de Paris foi criado em 1981. Originalmente acontecia no Grand Palais, mas desde 1992 é organizado no parque de exposições de Porte de Versailles, alojando mais de 55.000m2 só de stands. Esse evento festivo e cultural dá espaço tanto para autores consagrados como para jovens escritores e pequenas editoras. Anualmente estão presentes no Salão do Livro de Paris, em média, 1.200 editoras representando 25 países, sendo que a cada ano um país diferente é homenageado - o Brasil foi o convidado de honra em 1998 e Portugal em 2000.

O site do Salão do Livro de Paris é muito bacana e tem uma ferramenta que permite ao visitante ver de antemão a localização dos principais pontos de interesse e traçar o seu roteiro de visitas personalizado. Para evitar filas no local do evento, você pode comprar seus ingressos (que custam 7,00€) pela Internet diretamente no site do oficial do salão Salão do Livro de Paris. A entrada é gratuita para estudantes com menos de 26 anos - estes devem reservar seus ingressos pela web para ter direito à gratuidade.

Salon du Livre de Paris
VIPARIS ParisExpo - Pavilhão 1
Porte de Versailles
Tel.: 01 4756 6436
Metrô: Porte de Versailles linha 12 ou Balard linha 8

Horários: Dias 13, 14 e 15 de março das 9h30 as 20h00, dia 16 das 9h30 as 18h30, dia 17 das 9h30 as 22h00 e dia 18 das 9h30 as 17h00

2 comentários:

Anônimo disse...

Confesso que só recentemente ouvi falar da Amélie Nothomb. Minha professora de francês, que é francesa, me emprestou um livro dela(Métaphysique des Tubes).Não conheço muito os autores franceses da atualidade, mas adorei "A Elegância do Ouriço" da Muriel Barbery.

Jackson Martins disse...

Excelente sugestão, Claudia! Tanto que acabou se tornando o primeiro artigo do dia - obrigado! Também li "Métaphysique des Tubes" e gostei bastante. Um livro pequenininho de conteudo grandioso. Abraços.