18 de março de 2009

Rue Crémieux

E falando na Promenade Plantée, lembrei de uma rua bastante peculiar que fica no caminho: a rue Crémieux.

Localizada no 12° arrondissement, a poucos metros da Gare de Lyon, a rue Crémieux é uma via de pedestres simpes, porém charmosa, que conta com colunas instaladas em suas extremidades para impedir a circulação de veículos. Essa pequena rua tem como principal característica as casas de dois andares com fachadas coloridas. Cada uma com seus respectivos vasos de flores e arbustos colocados sobre a calçada.

Rue Crémieux de ponta a ponta: uma rua parisiense com ares de cidade do interior.

A rue Crémieux foi aberta em 1865 por M. Millaud e em sua homenagem recebeu o nome de avenue Millaud até 1897. Se nome atual vem de Adolphe Crémieux (1796-1880), advogado e homem político que criou em 1870 um decreto célebre que concede a nacionalidade francesa aos judeus da Argélia.

Ici c'est Paris! Sim, Paris também tem suas casinhas coloridas.

A pacata rue Crémieux também foi palco da Nuit Blanche 2008 com a apresentação do eletrocoral ECHO da White Spirit Band e François Vey.
Metrô: Gare de Lyon linhas 1 e 14

2 comentários:

Anônimo disse...

Um charme essa ruazinha,Jack!Olhei no google a sua localização.Apesar de nunca ter ido lá, ela me pareceu familiar. Será que já vi em algum filme?

Anônimo disse...

Aproveitei a minha ida ao Promenade Plantée e fui conhecer a Rue Cremieux.Adorei a sua dica e torço para que você volte logo a publicar seus posts.
Abraços,
Cláudia