14 de janeiro de 2009

Hotel Bedford: Villa-Lobos e Pedro II em Paris

Gerenciado pela mesma família há mais de um século, o Hotel Bedford de Paris é conhecido como o último hotel suíço da cidade - os hotéis suíços eram numerosos em toda a França no início do século XX.

Ontem acabei passando meio sem querer defronte ao charmoso Hotel Bedford, que já foi a casa de um ilustre cidadão do mundo: Heitor Villa-Lobos. O compositor, que já havia morado em Paris entre os anos de 1923 e 1924, e posteriormente de 1926 a 1930, viveu no Hotel Bedford de 1952 a 1959. Como ontem esqueci a máquina fotográfica em casa, seguem as fotos extraídas do site oficial do hotel.

A bonita entrada do Hotel Bedford de Paris.

E depois que eu já havia concluído este post, a Cláudia (leitora assídua do Viver Paris) me enviou um comentário muito interessante lembrando que o imperador Pedro II também viveu no Hotel Bedford durante os anos de exílio. Enfim, segue na íntegra o comentário da Cláudia:

"Estas plaquinhas me trazem ótimas lembranças. Em 2002 quando passeava pela Rue de l'Arcade fiquei surpresa quando as descobri por acaso. Adorei ver na fachada do Hotel Bedford um pedaço da história do Brasil. Uma mencionava Villa-Lobos e a outra, mais surpreendente ainda, dizia que D. Pedro II, grande patriota e protetor das artes, havia vivido seus últimos dias lá. Até aquele momento só sabia do exílio de D. Pedro II na Europa, jamais que ele tinha morado em Paris, no Bedford, e morrido lá mesmo de pneumonia em 1891. Entrei e conheci este hotel que guarda um pedaço da hitória brasileira que poucos conhecem."

Mesmo tendo colocado a foto com as placas em homenagem a Villa-Lobos e D. Pedro II, realmente me passou batido a parte que cabe ao nosso imperador. Graças ao ótimo comentário da Cláudia, o artigo foi complementado e a injustiça histórica corrigida.

Hotel Bedford
17 rue de l’Arcade
Tel.: 01 4494 7777
Metrô: Saint-Augustin linha 9

Foto menor: As placas em homenagem a Heitor Villa-Lobos e ao imperador D. Pedro II na fachada do hotel.

2 comentários:

Anônimo disse...

Estas plaquinhas me trazem ótimas lembranças.Em 2002 quando passeava pela Rue de l'Arcade fiquei surpresa quando as descobri por acaso.Adorei ver na fachada do Hotel Bedford um pedaço da história do Brasil.Uma mencionava Villa Lobos e a outra mais surpreendente ainda, dizia que D.Pedro II,grande patriota e protetor das artes, havia vivido seus últimos dias lá.Até aquele momento só sabia do exílio de D.Pedro II na Europa,jamais que ele tinha morado em Paris,no Bedford,e morrido lá mesmo,de pneumonia em 1891.Entrei e conheci este hotel que guarda um pedaço da hitória brasileira que poucos conhecem.

Jackson Martins disse...

Excelente seu comentario, Claudia! Posteriormente completarei o artigo referenciando o imperador Pedro II - e mencionando sua observação. Obrigado pelo comentario e por seguir acompanhando o blog. Um grande abraço e otimo final de semana para você.