1 de setembro de 2008

Cassetada também é cultura

Ontem no Quai Branly pude perceber que uma visita ao museu pode enriquecer nossa bagagem cultural de formas curiosas, fora do contexto artistico.

Foi ali, em meio aos utensilios fabricados pelos nativos das Ilhas Fidji, que descobri quase sem querer a origem da palavra "cassetete". Em francês, casse-têtes é, literalmente, um "quebra-cabeças". O termo também serve para designar o nome do jogo quebra-cabeças em francês.

Para nos brasileiros, não sei o que soaria mais estranho se não tivessemos a distinção das palavras: um policial andando com um quebra-cabeças preso à cintura ou uma criança brincando de cassetete com os amiguinhos.

Para ilustrar, segue a foto do detalhe de um dos instrumentos usados pelas tribos polinésias na refinada arte da cassetada: um casse-têtes do inicio do século XIX.

Um comentário:

Fernando Schneidet disse...

Prezados proprietários do blogger.
Navegando em busca de notícias da árvore genealógica de minha família na França, encontrei as fotos tiradas no Castelo de Villeroy. Meu nome é Fernando Augusto VILLEROY Schneider Neto e busco onde posso resquícios de minha família na História da França, bem como seu Brasão, se puderem ajudar, agradeço!
Meu email para correspondência é villeroyschneider@terra.com.br.