26 de setembro de 2008

Angelina: Chocolate quente

Localizado bem sob as arcades da rue du Rivoli (uma das calçadas mais lembradas pelos turistas que não perdem uma lojinha de souvenir por nada no mundo), o salão de chá Angelina é um endereço de fetiche para quem quer provar o melhor chocolate quente de Paris - o famoso Africain, servido com chantilly a parte.

Não sou muito de classificar as coisas em "o melhor disso, o melhor daquilo ou o melhor de Paris" - para mim, o melhor da vida é sempre uma questão subjetiva: o melhor de cada coisa ou de cada lugar será sempre o que você gostar mais. Mas nesse caso sou obrigado a concordar com meus amigos parisienses: Em matéria de chocolate quente vai ser difícil você encontrar outro mais saboroso na cidade.

Para acompanhar seu chocolat chaud, o jovem chef Sébastien Bauer coloca a sua disposição especialidades de pâtisserie e viennoiserie que são de dar água na boca. Mesmo o bom e básico brioche da casa é uma excelente companhia para o seu Africain - a experimentar, absolutamente!

Fundada em 1903, Angelina é um dos salões de chá mais tradicionais de Paris e teve Coco Chanel como sua habituée mais ilustre. E não se assuste com o tamanho da fila de espera por uma mesa - que pode chegar facilmente até a calçada. O salão é imenso, e o entra e sai constante faz com que a fila ande bem depressa. As mesas de madeira e mármore, as cadeiras revestidas em couro e a decoração no melhor estilo Belle Époque fazem com que você se sinta dentro de um cartão postal do início do século.

Outra especialidade da casa é o Mont-Blanc, um doce gigante feito com massa de castanhas recheada de suspiro e chantilly - dá só um look nas feições da criança.


Ah e por favor, não cometa o sacrilégio de deixar o chantilly do seu chocolate quente abandonado na mesa. Depois você acerta as contas com a balança enquanto queima as calorias ingeridas num passeio pelo Jardin de Tuileries, bem em frente.

Angelina
Tel.: 01 4260 8200
Metrô: Tuileries linha 1

Nenhum comentário: