12 de setembro de 2008

Paris, capital mundial da HQ

Essa vai para quem gosta de ilustrações, desenhos e HQ. Paris é, na minha opinião, a capital mundial dos quadrinhos. Os parisienses são fascinados pelas BDs (bandes dessinées) - que é o equivalente francês para HQ, o que possibilita que aqui seja possivel de se encontrar desde verdadeiras raridades até os ultimos lançamentos. Além disso, a França tem produzido ano apos ano um contingente respeitavel de ilustradores e roteiristas.

Grandes livrarias como Fnac e Virgin mantém em suas lojas um verdadeiro templo para quem gosta de quadrinhos. E não é apenas uma area com um monte de titulos ordenados em ordem alfabética, não - a area destinadas às BDs esta dividida em: mangas, infanto-juvenil, humor, arte e ilustração, classicos, aventura, adaptações de literatura e teatro, comics (padrão americano), edições independentes, entre varias (sim, varias) outras categorias. Por ai você pode imaginar a diversidade de titulos disponiveis e o gosto do parisiense por HQ. E tanto as areas de BD das grandes lojas, quanto os pontos de venda especializados estão sempre repletos de leitores de todas as idades.

Em Paris os lançamentos são aguardados com ansiedade, o que é demonstrado pelas listas de reserva antecipada para a compra de exemplares ou pela atenção prestada pelos jornais de circulação nacional para alguns titulos como Wanderers, de Chris Claremont; Blake et Mortimer - Le sanctuaire de Gondwana, de André Juillard ou Corto Maltese - La jeunesse, de Hugo Pratt.

Portanto, se você procura aquela rara edição de A famosa invasão da Sicilia pelos ursos, de Dino Buzzati (que uma vez encontrei em São Paulo somente sob encomenda ao preço de 200,00R$), aqui você a encontrara sem muita dificuldade por algo em torno de 5,00€ (Pois é!). Ou então se busca toda a obra de Moebius, Robert Crumb, Will Eisner... Ou quem sabe a coleção completa e encadernada das classicas aventuras do Capitão América ou Homem-Aranha... Enfim, aqui tem literatura relacionada aos quadrinhos para todos os gostos, dos que buscam apenas dar um refresco aos miolos aos profissionais da area.

Os quadrinhos também são uma ferramenta bacana para quem, assim como eu, esta sempre procurando dar uma incrementada no francês. Descobri ha tempos uma coleção chamada Les formidables aventures de Lapinot, de Lewis Trondheim que foi um verdadeiro achado - devo confessar que aprendi muitas expressões interessantes com o gato Richard e o coelho Lapinot.

Outra coisa legal é que os quadrinhos por aqui recebem um acabamento grafico que é de babar - capa dura, formato diferenciado, papel brilhante de alta gramatura... Por um preço equivalente ao dos nossos gibis de papel jornal e grampinho na lombada. C'est la vie.

Relacionei abaixo algumas das boas livrarias que conheço especializadas em BDs, anote ai:

Opera BD
2 rue des Tournelles
Metrô: Bastille saida pela rue Saint-Antoine
Tel.: 08 9255 6677
Abre de segunda a sexta das 11h às 24h
http://www.operabd.com/

Univers BD
39 boulevard de Saint-Martin
Metrô: Strasbourg/Saint-Denis ou République
Tel.: 01 4027 8863
http://www.univers-bd.fr/

Pulp's Comics
9 rue Dante
Metrô: Cluny - La Sorbonne
Tel.: 01 4051 8062

Album Bercy Village (minha preferida)
46 cour Saint-Émilion
Tel.: 01 5333 8788
Metrô: Cour Saint-Émilion
Consulte a agenda de eventos no site
http://www.album.fr/

Para acessar a area de BD da Fnac: Fnac BD

Ilustração: No livro "Cité Lumiére", o ilustrador francês Ted Benoît retrata exatamente o endereço onde eu vivi em 2002 - o edificio em frente a onde esta parado o furgão amarelo, no final da avenue Rachel, ao lado do portão de entrada do cemitério de Montmartre. A foto mostra na versão real a mesma vista desenhada por Benoît. Que legal! Descobri isso enquanto redigia o post.

P.S.: Aproveitando a deixa, para quem gosta de desenho e boa leitura, recomendo uma visita ao site do ilustrador paulistano Marcos Guilherme. Além do talento que tem para desenhar o rapaz ainda escreve bem pra caramba. Vai la ver: http://www.artefiguras.com.br/

Top Affaires_120x60

Nenhum comentário: