Para quem ainda não conhece, a Nuit Blanche é um evento anual que dura uma noite inteira (das 19h00 às 7h00), na qual acontecem diversas manifestações artísticas pela cidade - tanto nas ruas, parques e jardins, como em edifícios de importância cultural e histórica. A cidade não dorme e os transportes públicos também operam para completar a festa.
Este ano serão decoradas principalmente as estações de trem, as igrejas e as torres da cidade. Segundo Bertrand Delanoë, organizador do evento, a edição 2008 promete apresentar novidades na programação, experimentando manifestações artísticas totalmente inéditas.
A iluminação da torre Saint-Jacques, que recentemente passou por um completo trabalho de restauração, ficará por conta do artista chinês Gu Dexin. Já a torre Montparnasse apresentará o trabalho de iluminação e sonorização do japonês Ryoji Ikeda. A idéia do trabalho sobre essas duas torres em particular, é a representação simbólica da convivência em tempo e espaço entre a Paris histórica (torre de Saint-Jacques) e a Paris moderna (torre Montparnasse).
Para surpreender os viajantes que chegarem a Paris nessa noite, 5 gares participarão do evento. O diretor artístico do projeto, Hervé Chandès, considerou que as gares são freqüentadas e conhecidas por todos que passam pela cidade. Portanto, sua intenção é presentear os viajantes desavisados com um bela surpresa de boas vindas, fazendo com que eles possam participar da Nuit Blanche de forma inesperada. Além disso, a inclusão das estações de trem no foco do evento celebra a forte ligação da cidade com o exterior, com as pessoas de todas partes do mundo que vêm e vão sem cessar.
O diretor de cinema Johnnie Too, de Hong Kong, preparou uma homenagem aos filmes de ação (sua especialidade), que acontecerá em frente ao edíficio da Comédie-Française.
Com relação as igrejas, Saint-Eustache, Saint-Germain-des-Prés, Saint-Paul e Saint-Louis sairão completamente de sua normalidade. Patti Smith (Oh-là-là!) fará uma performance musical dentro da igreja de Saint-Germain-des-Prés baseada em textos de São Francisco de Assis - acompanhada de violão e piano.
A obra de Javier Téllez, cineasta new-yorker nascido na Venezuela, usara um dispositivo diferente para reforçar a abordagem de seu filme sobre acessibilidade durante sua exibição diante da igreja de Saint-Eustache - a linguagem universal de sinais de como legenda.
Enfim, a Nuit Blanche é uma verdadeira festa. Ano passado estive em alguns dos eventos, entre eles, vi as performances de dança e música no interior do museu do Louvre e um belíssimo espetáculo de esculturas dinâmicas de fogo no jardim de Tuileries - seguem algumas as fotos da Nuit Blanche 2007. Portanto, se estiver na cidade em outubro, recomendo que deixe o travesseiro de lado e caia na noitada - esse evento é o sentido mais puro da expressão "a noite é uma criança".
Nuit Blanche 2008
das 19h00 do dia 4/10 às 7h do dia 5/10
Todos os eventos são gratuitos
Nenhum comentário:
Postar um comentário