30 de setembro de 2008

A santíssima trindade dos cafés parisienses

Que Paris é famosa também pelos seus cafés ninguém duvida. Mas se você quer saber quais são os três cafés mais tradicionais, clássicos e sofisticados da cidade, não há muito o que pensar. Três nomes apenas virão imediatamente à cabeça: Café Marly, Deux Magots e Café de Flore - nem sempre nessa ordem, uma vez que todos os três são igualmente respeitáveis. Segue abaixo um pouquinho de informação sobre o que chamo (muito respeitosamente, claro) de 'a santíssima trindade dos cafés parisienses'.

Le Café Marly

O Café Marly está estrategicamente localizado em um endereço exclusivíssimo: sob as árcades externas ao final da ala Richilieu do Museu do Louvre, bem em frente à Grande Pirâmide. O café é um verdadeiro clássico parisiense e oferece um dos ambientes mais encantadores da cidade para se tomar um café - seja em suas elegantes salas decoradas por Olivier Gagnère em estilo Napoleão III, ou no bonito terraço aberto próximo ao Carrossel. O lugar é très chic e muito bem freqüentado - suas mesas estão sempre ocupadas por gente bonita com ares de ‘privilegiados ao nascer’, que se entregam habitualmente ao prazer de degustar os pratos originais e criativos do Marly. Além da geração happy few, algumas celebridades também fazem das mesas do Café Marly um de seus pontos de encontro - como o astro da música pop francesa Christophe Willem e a atriz americana Sharon Stone, por exemplo. Mas não se intimide com isso não, Joãozinho! Você pode (e deve) tomar pelo menos um chazinho com torradas no Café Marly num final de tarde, sem medo de ser feliz. As mesas do salão interior têm vista para o jardim de esculturas do Louvre. Já as mesas que ficam no exterior, sob as árcades, oferecem um panorama parisiense inesquecível - você terá ao mesmo tempo a vista da Grande Pirâmide, do Museu do Louvre (claro), do arco do Carrossel, do Jardim de Tuileries e da Torre Eiffel. E se estiver bem acompanhado para apreciar o pôr do sol, tanto melhor.

Le Café Marly
93 rue de Rivoli - cour Napoléon
Aberto de segunda a domingo das 8h00 às 2h00.
Atendimento em francês, inglês ou espanhol.
Tel.: 08 2610 0913
Metrô: Palais Royal - Musée du Louvre linha 1

Les Deux Magots - Café Litteraire

O café literário Les Deux Magots é o mais célebre café do quartier Saint-Germain-des-Prés - bairro famoso desde sempre por ser o reduto parisiense dos artistas e escritores de vanguarda. Oscar Wilde, Pablo Picasso, Ernest Hemingway, Umberto Eco, François Truffault, Saint-Exupéry, Simone de Beauvoir e Jean-Paul Sartre são apenas alguns dos nomes de intelectuais célebres que se reuniam no local em meados do século passado. E é esse espírito de ‘café intelectual’ que a casa mantém ainda hoje. Com seus garçons trajando fraque, da mesma maneira como faziam antigamente nos cafés parisienses, a descrição filosófica do típico “garçom de café” que Sartre faz em L’entre et le néant, segue mais atual que nunca. As mesinhas localizadas no terraço e na área reservada da calçada são perfeitas para um drinque refrescante nas tardes de sábado ou mesmo para um simples expresso. O Deux Magots é um dos grandes ícones da art de vivre parisiense. Entre os habitués da casa, Alain Delon.

Les Deux Magots - Café Litteraire
6 place Saint-Germain-des-Prés
Tel.: 01 4548 5525
Metrô: Saint-Germain-des-Prés linha 4
http://www.lesdeuxmagots.fr/

Café de Flore

Situado a poucos metros do Deux Magots encontra-se outro café mítico: o Café de Flore. Fundado no começo da Terceira República, em 1885, deve seu nome a uma pequena escultura localizada do outro lado do boulevard. Jean-Paul Sartre, Simone de Beauvoir, Albert Camus, Jacques Prévert e outros tantos intelectuais parisienses também tinham cadeira cativa no Café de Flore, o que rendeu a notoriedade de café filosófico ao estabelecimento. Até hoje nos meses de setembro é entregue o Prêmio Flore a um autor que tenha se destacado como nova promessa no cenário literário da cidade. Apesar de ter mais de 100 anos, a decoração do café respeita cuidadosamente o estilo art déco dos anos 30. Talvez seja neste café a melhor oportunidade para se provar um autêntico croque-monsieur - o daqui faz jus a tanto prestígio.

Café de Flore

172 boulevard Saint-Germain
Tel.: 01 4548 5526
Metrô: Saint-Germain-des-Prés linha 4

Curiosidade: Repare nos telefones do Deux Magots e do Café de Flore. São diferentes apenas pela diferença de 1 no ultimo dígito - isso é o que eu chamo de fair play.

Nenhum comentário: