18 de outubro de 2008

Bercy Village e Quartier Bercy

O Bercy Village é um charmoso centro de comércio e lazer instalado no 12º arrondissement de Paris. Foi construído no local onde, durante o século XIX e início do século XX, funcionava o mais importante centro de negociação e estocagem de vinho da cidade. O grande up do desenvolvimento do quartier Bercy aconteceu em 1984, com a abertura do Palais Omnisports de Paris-Bercy (a maior casa de shows de Paris) e a construção do novo edifício do Ministério das Finanças.

O centro comercial Bercy Village foi inaugurado em 2001 e comporta mais de 30 estabelecimentos, entre lojas e restaurantes. O local também oferece excelentes salas de cinema da UGC - a UGC Ciné Cité Bercy. A infra-estrutura de serviços de Bercy Village conta ainda com caixas eletrônicos, telefones públicos e banheiros impecavelmente limpos (apesar dos banheiros serem de uso gratuito, é de bom tom deixar umas moedinhas na ante-sala para as senhoras que cuidam da limpeza).

Um pequeno - porém interessante - roteiro que você pode fazer quando for a Bercy Village é passear ainda pelo bonito Parc de Bercy que fica bem ao lado e andar pela Passerelle Simone-de-Beauvoir até a Bibliotèque François Miterrand. O Parc de Bercy é uma área verde muito agradável de 14 hectares formada por três jardins - ideal inclusive para quem quer um local tranqüilo para fazer um piquenique. Fica entre o Palais Omnisports de Paris-Bercy (POPB) e o centro comercial Bercy Village.

O jardim mais próximo de Bercy Village chama-se Jardin Romantique e compreende fontes com peixes, a bonita escultura Demeure X cercada de ninféias e a Maison du Lac, uma casa de época à beira de um lago. Era na Maison du Lac que eram cobradas as taxas e realizados os pagamentos dos mercadores de vinho que trabalhavam na região em outros tempos.

Duas passarelas permitem a passagem para o jardim Parterres, dedicado às atividades de cultivo de plantas, flores e hortaliças. O Parterres tem importância lúdica para os alunos das escolas públicas de Paris, pois é aberto às instituições de ensino para a realização de atividades ambientais extra-classe.

O jardim mais próximo do POPB é chamado de Les Praires, sendo formado por uma ampla área gramada alardeada por grandes árvores. No Les Praires é alguns parisienses se reúnem nos finais de semana para animadas partidas de futebol. O jardim ainda tem uma área de terra batida bem ao lado do POPB onde se reúnem praticantes de skate e patinadores.

O Parc de Bercy foi concebido entre os anos de 1993 e 1997 por arquitetos e paisagistas de renome e é um dos parques mais importantes da cidade. Outro ponto interessante é que tudo isso está às margens do Sena.

Atravessando a moderna ponte trançada ao lado do jardim Les Praires, a Passerelle Simone-de-Beauvoir, você aproveita uma bonita vista do rio e tem acesso à Bibliothèque François Mitterand - de acesso público, é a maior e mais importante biblioteca da França e uma das mais importantes do mundo.

O complexo faz parte da Bibliothèque Nationale de France e conserva mais de 13 milhões de livros impressos, além de outra quantidade também impressionante de volumes digitalizados. Além da guarda e disposição pública dos livros para consulta, ali costumam acontecer grandes exposições e eventos literários abertos ao grande público visando a difusão da cultura e do conhecimento.

A gigantesca biblioteca ocupa uma área de 7,5 hectares e tem uma esplanada de 60.000m2. A obra arquitetônica de Dominique Perrault se caracteriza pelas 4 torres angulares de 79m de altura, como se fossem grandes livros abertos. Cada uma das torres tem um nome: Tour des temps (Torre dos tempos), Tour des lois (Torre das leis), Tour des nombres (Torre dos números) e Tour des lettres (Torre das letras). O centro do edifício tem um jardim de 12.000m2 que pode ser visto do alto da esplanada, mas que é fechado ao público.

O passeio ainda dá direito a conhecer a linha 14 do metrô - a linha mais moderna da RATP tem apenas 10 anos de existência e é a única da cidade que é totalmente automatizada. Nela os trens funcionam sem operador e a via é protegida pelas Platform Screen Doors (PSD) - imensas portas de vidro que se abrem automaticamente ao alinhamento do trem na plataforma.

Metrô: estações Bercy, Cour Saint-Emilion ou Bibliothèque François Miterrand, todas na linha 14

Para saber mais:
http://www.bercyvillage.com/
http://www.bnf.fr/
http://www.bercy.fr/

Nenhum comentário: