3 de outubro de 2008

Fête des Vendanges de Montmartre 2008

Em 2007, a Fête des Vendanges de Montmartre celebrou Georges Brassens e o público participou em peso (mais de 300.000 visitantes) para render homenagens a um dos mais queridos cantores franceses. Mas este ano será a sétima arte a grande homenageada da festa. Para quem ainda não conhece, o evento nada mais é do que a celebração da colheita da uva do mais tradicional vinhedo de Paris - o vinhedo de Montmartre.

Para o 75º aniversário da Fête des Vendanges foram preparados 6 dias de muita festa. Música, bom vinho e gastronomia de primeira, que devem agradar a todos os participantes desse tradicional evento anual em Montmartre, um dos bairros mais queridos da cidade. Mas este ano será o cinema quem deverá chamar a atenção do público.

Se Paris sempre esteve presente na historia da sétima arte, boa parte dessa presença se deve ao fato de Montmartre ter ambientado muitas das tramas ocorridas na Cidade-Luz dentro da telona. Nesse bairro mítico e encantador, algumas personalidades inesquecíveis fizeram rir e chorar: Jean Marais, Marcel Carné, François Truffaut, Sacha Guitry, Louis Jouvet, Jean-Pierre Aumont, Anouk Aimée... Ah, pelamordedeus, não se esqueçam de Amélie Poulain! E também do Moulin Rouge, o cabaré mais amistosamente condenável do mundo, que inspirou tantos e tantos filmes.

Este ano a estrela espanhola Victoria Abril e o ator, diretor, cenarista e produtor (ufa!) francês Claude Lelouch serão, respectivamente, madrinha e padrinho das festividades - ambos têm suas histórias pessoais profundamente enraizadas no eterno bairro boêmio de Paris.

Portanto, de 6 a 12 outubro, venha participar das exposições, concertos, projeções, festas, visitas guiadas e leituras além da arte e do tempo. Montmartre te espera de coração aberto - como sempre faz com cada visitante que vêm até ela com o espirito leve, mas sempre volta com muita história para contar. Histórias que ficarão guardadas para sempre, na memória e no coração. Para saber mais:

Mairie du 18ème (a subprefeitura do 18º)
Tel.: 01 5341 1818 (Putz, adorei a menção que o telefone faz ao bairro)

Syndicat d’initiative
21 place du Tertre
Tel.: 01 4262 2121

Office de tourisme de Anvers
Em frente ao 72 do boulevard Rochechouart
Tel.: 08 9268 3000

E claro, na Internet - com a programação completa do evento:
http://www.fetedesvendangesdemontmartre.com/

E não se esqueça de anotar na sua agenda, no caderno de viagens, atrás da passagem ou onde fôr: de 6 a 12 de outubro. Nos vemos por lá!

Nenhum comentário: