29 de outubro de 2008

Exposição Jacques Prévert, Paris la belle

Eterno apaixonado pela cidade de Paris, Jacques Prévert não se cansou de celebrar à sua própria maneira a ligação tão particular que sempre teve com a capital francesa. Curioso por todas as formas de arte, Prévert retratou Paris com o mesmo talento na literatura, no teatro, no cinema, na poesia, na música, em gravuras, colagens e na fotografia. E é justamente esse espírito eclético e averso ao conformismo que faz dele um dos maiores pensadores livres do século XX. A exposição Jacques Prévert, Paris la belle nos mostra os detalhes desses laços de amor que sempre uniram Prévert à Paris - desde sua infância vivida no quartier do Jardin du Luxembourg até se tornar um ícone de Saint-Germain-des-Prés. De sua juventude contestadora à sua amizade com Joan Miró e Pablo Picasso, de seus trabalhos como cenarista à cumplicidade com inúmeros fotógrafos também imortais. Essa exposição põe à mostra peças do arquivo pessoal do poeta, revela um homem cujo espírito, mais de 30 anos após sua morte, se manteve sempre fiel às suas idéias - até hoje de um frescor e de uma atualidade incontestáveis.

A exposição esta dividida segundo as fases da vida e da carreira de Prévert: A infância e adolescência; a época da rue du Château, o inventor do cadavre exquis; a época do grupo Octobre; o cinema; textos; canções; Prévert e seus amigos fotógrafos; desenhos e colagens. Um dos três idealizadores da exposição é a pintora da Beaux-Arts de Paris, Eugénie Bachelot Prévert, neta de Jacques Prévert e única detentora dos direitos sobre suas obras.

Também foram concebidas pelos organizadores da exposição atividades especialmente dedicadas às crianças, para que elas possam aprender brincando um pouquinho sobre esse grande homem que deixou ao mundo um legado de criatividade e pensamento. Vejo essa exposição não apenas como uma bonita e merecida forma de homenagear Prévert, mas como uma verdadeira declaração de amor à cidade de Paris.



Exposição Jacques Prévert, Paris la belle

Hôtel de Ville (Sala Saint Jean)
5 rue de Lobau
Metrô: Hôtel de Ville linhas 1 e 11
Aberta diariamente (exceto domingos e feriados) das 10h00 as 19h00
Até 28 de fevereiro de 2009
Mapa

Video: Material oficial de divulgação produzido pela Mairie de Paris.

Nenhum comentário: