19 de setembro de 2008

Calçados ecologicos Veja

Você sabia que uma das marcas de tênis que faz a cabeça da moçada aqui em Paris ajuda no sustento de diversas familias de pequenos produtores rurais no sertão cearense? E que além disso essa marca de calçados francesa contribui para a proteção da Amazônia contra o desmatamento?

Idealisado por François-Ghislain Morillion e Sébastien Kopp, fundadores da Veja, o projeto Ateliers Sans Frontières (Ateliês Sem Fronteiras), trabalha como uma associação de integração ao trabalho digno, sendo responsavel por todas as etapas do processo produtivo, desde o cultivo da matéria-prima até a armazenagem e venda do produto acabado. A Veja utiliza unicamente como matéria-prima produtos de cultivo ecologicamente sustentavel, como o algodão orgânico produzido no Ceara, o latex selvagem da Amazônia e o couro ecologico do nordeste brasileiro.

A filosofia por tras da produção dos calçados Veja visa sobretudo favorecer o uso de materiais genuinamente ecologicos e de matéria-prima cultivada ou extraida de forma consciente. Além de eliminar os atravessadores da cadeia produtiva, como forma de garantir salarios dignos aos trabalhadores e preço justo ao consumidor final. A Veja trabalha na crição de uma rede de solidariedade desde o produtor até o consumidor - oferecendo produtos de qualidade que não agridem o meio-ambiente e cujos recursos obtidos em sua venda possam ser revertidos na melhoria das condições de vida de familias de pequenos produtores de algodão no Brasil. Os Veja são produzido em uma fabrica no sul do Brasil e exportados para a Europa e Japão.

Assim, o algodão utilizado em seus calçados não utilizam pesticidas no cultivo. Ja o latex usado na montagem dos solados provém de reservas de seringueiras nativas da Amazônia, cuja proteção é mantida pela propria Veja. O couro ecologico é tratado com elementos vegetais, não usando o cromo no processo de curtição. Além disso o desenho vintage dos Veja é bem estiloso e o tênis virou mania por aqui.

Os calçados Veja mantém atualmente 138 familias de pequenos produtores rurais no sertão cearense, que através da organização de uma cooperativa de trabalho estruturada pela empresa, recebem treinamento, apoio técnico para a manutenção de suas culturas e condições dignas de trabalho. O site da mais brasileira das marcas francesas tem videos interessantes que mostram como funcionam os Ateliers Sans Frontières.

Os Veja podem ser facilmente encontrados em diversas lojas de calçados em Paris.

Para saber mais: http://www.veja.fr/
Tel.: 01 4029 4080

3 comentários:

essi disse...

Oi, Jackson
Parabéns pelo blog.

Você tem alguma informacao sobre a producao/ marketing/ contato dos Tenis Veja aqui no Brasil?

Obrigada
Abraço

Jackson Martins disse...

Oi Simone, como vai?

Infelizmente não tenho os contatos da Veja no Brasil. Até pesquisei, mas não consegui localizar nenhuma informação útil para lhe passar. Caso eu descubra algo te aviso, OK?

Obrigado pelo seu comentário! Um abraço.

Unknown disse...

Atualmente sei que uma parte está sendo ptoduzida pela ramarim calçados!