8 de outubro de 2008

Expurgando o ar do sistema de aquecimento

Pois é Joãozinho, o outono parisiense já chegou. E como você se mudou para a cidade faz pouco tempo, ainda não precisou usar os radiadores de aquecimento. Mas logo mais vai chegar a hora de botá-los em operação. Numa bela noite de frio você vai até ele, olha com aquela cara de expert, vira a torneirinha e... Nada! Nada do seu aquecedor esquentar. Ou então aquece só uma parte, deixando o restante do aparelho mais gelado que nariz de foca. Mas antes que você comece a contabilizar o custo do conserto do radiador, o ViverParis! explica um jeito prático, rápido e gratuito de botar o aquecedor para funcionar.

Quer saber por que não aquece? É que durante os meses de inatividade é normal haver o acúmulo de ar no encanamento do radiador. Portanto, basta expurgar (purger) o ar contido no aquecedor que a água quente passa a circular no interior das câmaras e tudo se resolve. Vamos lá?

Você vai precisar de:
1 - Recipiente (comprovei que um pote de Nutella vazio é perfeito para isso - todo brasileiro que mora em Paris tem Nutella em casa);
1 - Alicate universal ou de bico;
1 - Pedaço de pano.

Antes de começar:
Abra a torneira do seu radiador no máximo. Se depois de alguns minutos ele continuar frio, apenas “morninho”, ou quente na parte de baixo e frio na parte de cima, voilà! Você deve retirar o ar do encanamento.

Como fazer:
1. Mantenha a torneira do aquecedor aberta.
2. Coloque o recipiente sob o bico expurgador.
3. Abra o bico purgador com o alicate virando no sentido anti-horário, até começar a ouvir o ar saindo. Aqui um detalhe importante: você deve abrir a tampinha redonda e lisa que fica bem na ponta do bico. Não tente abrir a porca sextavada que fica na base do purgador. Outra coisa: é normal o ar do encanamento apresentar um cheiro desagradável. Mas não se preocupe, não é nenhum gás inflamável, nem coisa do seu primo Adamastor que está ao lado dando palpite - é apenas vapor d’água. A água quente é a responsável pelo aquecimento do radiador.
4. Feche o bico purgador quando começar a gotejar água. Não precisa fechar com muita força, apenas o suficiente para vedar a água. Também é normal que essa água saia um pouco suja no começo.
5. Pode ser que você precise refazer todo o processo depois de algumas horas ou no dia seguinte. Aqui em casa precisei de 3 dias para esgotar todo o ar dos aquecedores e deixá-los funcionando direito.
6. Use o pano para enxugar a molhadeira que você fez no tapete da sala.

2 comentários:

Anônimo disse...

Estou em Varsovia e tá meio frio aqui, os locais me indicaram uma roupinha especial para o frio, e realmente ela é milagrosa...
www.damart.fr. Só depois de comprá-las e pagar os rins por ela, descobri que são francesas e que tem lojas em Paris...segue a dica pro frio....brrrrrrr

Anônimo disse...

Para um brasileiro, vejo que você aprendeu a lidar muito bem com o tal aquecedor. Imagino que tenha observado atentamente um técnico trabalhando, ou, então, tenha, depois de quase morrer congelado, experimentado abrir a tampa do aparelho e resolver tudo por conta prória. A necessidade acaba sendo uma boa mestra! Abraço, Marcos Guilherme.